Este espaço é reservado a quem acredita na mobilidade sustentável e queira se juntar aos números abaixo:

* mais de UM MILHÃO de acessos ; * lido por mais de DEZ países, * mais de DEZ MIL postagens, * postagens (blog e mídias sociais) durante os 365 dias do ano, * newsletters semanal, * parcerias com eventos no Brasil e exterior. Clique AQUI para saber mais.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Carsharing é uma alternativa sustentável

Ter um carro continua sendo um sonho. Só que agora mais acessível. O problema é que se gasta uma fortuna moldando as cidades para se adaptarem aos carros e os congestionamentos não findam.

A chegada do Uber nos faz refletir sobre o uso abusivo do carro. Seria o automóvel em si um problema ou a sua forma de utilização? Para além da briga com os táxis e da necessidade de regulamentação, é consenso entre especialistas que o compartilhamento é uma alternativa sustentável, por priorizar o uso, em vez da propriedade.

Zipcar, Car2go e DriveNow são exemplos comerciais de aluguel de carros por dia ou hora, pelo aplicativo de celular. O usuário busca, reserva e abre o carro mais próximo. Após o uso, deixa estacionado em local determinado, para que outro possa usar. Na maioria dos serviços, seguro e combustível estão inclusos.

Estudos confirmam que cada carro compartilhado retira das ruas de 9 a 12 automóveis privados. Imagina quando chegar o dia em que os proprietários poderão alugar seus próprios carros, enquanto não estão utilizando.

Fortaleza terá o primeiro sistema de carsharing público do País. A Prefeitura fará concessão para empresa explorar o serviço, que será semelhante ao uso coletivo das bicicletas. É inspirado no formato da Autolib, gerenciada pela Prefeitura de Paris. Aqui serão 30 estações e 45 carros elétricos, até o fim de 2017. O projeto pretende facilitar a carona e terá preço de R$ 20, para 30 minutos de uso. O modelo do carro deve ser o BMW i3, única versão licenciada no Brasil, que sai por R$ 200 mil. “Tudo com recursos privados”, garante o prefeito Roberto Cláudio.

VerdeSobreRodas, o seu ponto de encontro com a mobilidade sustentável

Postagem: Carsharing é uma alternativa sustentável

Publicado no Verdesobrerodas

Por O POVO Online conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário