
As informações técnicas sobre o
Impuls I, o Kadett 100% elétrico, voltaram à pauta três décadas depois por
ocasião do lançamento do Corsa-e. O lançamento é a principal aposta da
montadora alemã para o mercado dos carros elétricos.
E o desempenho do Kadett Impuls impressionava. O objetivo ca criação do protótipo era estudar o comportamento no trânsito urbano de um automóvel 100% elétrico baseado em um modelo de produção, equipado com componentes elétricos então disponíveis.
A
única condição imposta era que o veículo mantivesse as características de
capacidade de carga.
A Opel desenvolveu o
Kadett Impuls I em colaboração com a RWE, empresa especializada em soluções de
energia, e o fabricante de baterias SAFT, que é hoje o parceiro da marca nos
planos para a produção conjunta de células de baterias na fábrica da
Kaiserslautern.
A tração do Kadett 100%
elétrico vinha do motor de 100V alimentado por baterias de níquel-cádmio.
Diferente de muitos modelos elétricos de hoje, que têm as baterias instaladas
na base do chassi, no Kadett Impuls I elas estavam alojadas no compartimento do
motor e sob o porta-malas. Elas pesavam 310 kg e tinham capacidade de 14,3 kWh.
O motor gerava 22 cv,
valor selecionado especificamente para tráfego urbano. A aceleração de zero a
50km/h levava 10 segundos. O modelo pesava 1 tonelada e alcançava a velocidade
máxima de 100km/h.
A autonomia do Kadett
Impuls I também chamava a atenção. A cada 80 km percorridos, as baterias
necessitavam de cinco horas. A Opel foi uma
subsidiária da GM entre 1929 e 2017, quando então foi comprada pela francesa
PSA, dona da Peugeot e Citroën.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Kadett europeu teve versão com motor 100% elétrico
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor Show conteúdo
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