
O projeto tem orçamento de US$ 46
milhões e vai envolver as fabricantes FAW Group, Dongfeng Motor, Beijing
Automotive, Guangzhou Automobile Group (GAC) e Beijing SinoHytec.
A Toyota terá participação majoritária, com 65% da fábrica que será instalada em Pequim. Inicialmente, o foco é o mercado de carros elétricos da China. Em comunicado, o diretor de operações da Toyota, Shigeki Terashi, afirmou que a estratégia “permitirá estabelecer as bases para o amplo uso de veículos a célula de combustível na China”.
A Toyota vem investindo em
tecnologias de carros elétricos sem recarga, vistos como a opção de menor
impacto na tendência de eletrificação
do setor.
A montadora japonesa lançou este ano o primeiro veículo movido a
célula de combustível produzido em massa, o Mirai. Outras montadoras, como
Honda e Hyundai, buscam maneiras de baratear a produção dos seus modelos com a
tecnologia.
O Nexo, utilitário da Hyundai
movido a célula de combustível, ainda não é economicamente viável. Produzido só
para o mercado sul-coreano, o veículo custa o equivalente a R$ 135 mil, com
subsídios. A montadora calcula que a linha de produção do Nexo só se tornará
lucrativa a partir de 2025.
No fim do ano passado, a Toyota anunciou os planos de fabricação em São Paulo do Corolla Altis Hybrid, com motor elétrico de 72 cavalos e 100% etanol, com 101 cavalos de potência – o “híbrido mais limpo do planeta”, promete a companhia. Custando a partir de R$ 134 mil, o lançamento foi pensando para o mercado brasileiro e onde o Corolla convencional já é vendido (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia).
Com a escala da indústria
brasileira de etanol, o governo federal e o próprio mercado apostam que a
transição para frotas descarbonizadas no país será feita com biocombustíveis e
gás natural, nos veículos urbanos e pesados.
Conta em favor dessa visão o
desafio de instalar redes de recargas de carros elétricos nas cidades
brasileiras, sendo que algumas capitais, como o Rio de Janeiro, já possuem
redes de postos de GNV e o etanol é distribuído, praticamente, em todo o país.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Toyota faz parceria para produzir células de combustível
Publicado no
Verdesobrerodas
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