
O anúncio foi feito, através de
comunicado, pela própria marca norte-americana de veículos 100% elétricos,
depois de ter visto o seu Tesla Model S homologado, pela Agência
de Proteção do Ambiente (EPA) dos Estados Unidos da América, com uma
autonomia de 402 milhas, cerca de 647 quilômetros.
O objetivo de garantir uma autonomia acima das 400 milhas tinha-se tornado uma corrida, para Elon Musk e seus pares, depois da tecnológica chinesa Lucid Motors ter prometido que o seu primeiro modelo, o sedan de luxo Air, chegaria ao mercado com uma autonomia superior a 400 milhas.
Considerada, neste aspecto e
desde que chegou ao mercado, uma das referências, a Tesla parece ter conseguido, assim, calar o
rival chinês, ao mesmo tempo que procura manter-se na liderança, entre os
fabricantes de automóveis elétricos, no que à autonomia diz respeito.
Quanto ao feito agora alcançado,
a Tesla justifica-o, através de comunicado, não apenas com um constante
desenvolvimento e evolução da sua tecnologia de baterias, mas também através de
várias evoluções feitas no Model S, a começar por uma significativa redução do
peso e massa de vários componentes no Model S. Aproveitando, igualmente, o
conhecimento entretanto adquirido com os mais recentes Model 3 e Model Y.
Igualmente novas, são as jantes
“Tempest” e pneus capazes de reduzir o atrito, aos quais se junta, ainda, um
aumento da eficiência da unidade de acionamento, do sistema de regeneração de
energia na travagem, além de reforçado investimento na tecnologia
Supercharging.
Recorde-se que o Tesla Model S já
havia sido sujeito, anteriormente, a testes, pela EPA, tendo, nessa altura,
sido homologado com uma autonomia máxima de 391 milhas, quase 630 quilómetros.
Situação que acabou, inclusivamente, dando azo a acusações de Musk ao organismo,
nomeadamente, que os técnicos da EPA se haviam esquecido das chaves do veículo
no seu interior, causando uma perda de 2% na carga máxima das baterias, ainda
antes do teste. Algo que o organismo negou.
Com mais esta conquista, a Tesla
passa a figurar, segundo os critérios da EPA, como a marca detentora dos quatro
modelos elétricos com maior autonomia, comercializados nos EUA: Model S, com
402 milhas de autonomia; Model X, com 351
milhas (565 km); Model 3 Long Range, com 330 milhas (531 km); e Model Y, com
316 milhas (508 km).
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade
sustentável
Postagem: Tesla é a primeira a ter carro elétrico com autonomia superior a 640 km
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Revista Turbo conteúdo
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