
Uma exigência fundamental para o ultra elegante sedan de luxo LS 400, em
1989, foi que o nível de ruído no habitáculo não excedesse 58 dB ao circular a
velocidades de 100 km/h, tornando-o mais silencioso do que qualquer um dos seus
rivais europeus.
Esse objetivo tornou-se numa obsessão para muitos dos 4.000 designers, engenheiros e técnicos que trabalharam na conceção do automóvel. Nasceu, assim, uma revolução silenciosa, que viria a ocupar uma parte essencial do ADN do fabricante de luxo e que encontra a sua mais recente expressão no novo Lexus UX 300e.
“A serenidade do
habitáculo é parte essencial do ADN da nossa marca. Este primeiro Lexus 100%
elétrico deu oportunidade aos nossos engenheiros para oferecerem essa qualidade
de forma nunca antes vista”, afirma Pascal Ruch, diretor da Lexus Europa. O estudo de padrões de
ruído de outros veículos 100% elétricos (Battery Electric Vehicles – BEV) de
luxo, levou a que fossem tomadas ações específicas para reduzir o ruído sentido
dentro do habitáculo.

A espessura e o peso da
bateria sob o habitáculo agem como uma barreira natural de isolamento acústico,
ao passo que o material insonorizante no piso e dos forros dos guarda-lamas
foram adicionados para reduzir o ruído causado pelo contacto com pequenas
pedras, gravilha, água e a estrada. Mesmo a compacta PCU (Power Control Unit)
está instalada na longarina principal do compartimento do motor para reduzir o
ruído e as vibrações.
Elevando a redução de
ruído aerodinâmico a outro nível, o UX 300e vem equipado com inovadoras alhetas
aerodinâmicas na grelha frontal inferior, que abrem e fecham automaticamente,
dependendo do estado da bateria, reduzindo o coeficiente de arrasto do carro de
0,33 para 0,31.
Também exclusivo do UX 300e, e projetado para reduzir ainda
mais o ruído, a superfície inferior da bateria foi suavizada. As proteções
inferiores foram ampliadas, criando uma estrutura aerodinâmica na parte
inferior da carroceria.
Os pneus de 18"
reforçam a tranquilidade a bordo do UX 300e e enfatizam a excecional
estabilidade e dinâmica, ao passo que os pneus de 17" oferecem o menor RRC
(coeficiente de resistência ao rolamento) entre pneus semelhantes, permitindo
uma grande capacidade de resposta e um excelente desempenho ao nível de ruido e
vibração.
A opção por vidro
acústico para reduzir o ruído aerodinâmico de alta frequência, permite ao condutor
e passageiros ocupar um habitáculo de luxo com isolamento em espuma expansiva e
materiais de amortecimento, que reduzem os sons da motorização elétrica e do
ruído da estrada. Inclui uma camada extra de isolamento instalada por baixo do
tapete e um material silenciador no tablier que reduz ainda mais os níveis de
ruído a bordo.
O Lexus UX 300e, tem
lançado previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2021.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Silêncio de Lexus UX 300e proporciona tranquilidade
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Auto News conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário