
O projeto da Enevaterecorre à tecnologia dos ânodos de silício, que armazenam mais energia num
menor período de tempo.
Esta é uma solução que muitas empresas do setor têm
vindo a aplicar, ou seja, substituir os ânodos de grafite (que encontramos nas
baterias iões de lítio) por versões com ânodos de silício! Mudança que, na teoria,
permitiria que os veículos elétricos, tivessem uma maior autonomia, com apenas
uma carga! E foi nisso que a Enevate pegou…
A Enevate, sediada em Irvine, Califórnia, criou uma espécie de filme poroso, constituído principalmente por silício puro. U projeto que fica mais barato, mas que pode dar ao veículo elétrico 30% mais de autonomia do que se usasse uma bateria normal. E vão mais longe, garantindo que com apenas 5 minutos de carregamento, o carro elétrico consiga uma autonomia de cerca de 400km!
Se realmente se comprovar, e for
adotada pela indústria, será um desenvolvimento tecnológico gigantesco que irá
permitir tornar a produção de veículos elétrico mais barato.
O carregamento das baterias de
iões de lítio atualmente provém dos iões que se movem do cátodo para o ânodo, e
assim quantos mais iões conseguirem reter, maior será a sua capacidade de
energia, e assim maior autonomia terá a bateria!
Em teoria, o silício pode
armazenar até dez vezes mais energia que o grafite, mas tem alguns senão… pois
também contrai e expande drasticamente, sendo que se desfaz ao fim de vários
ciclos de carga. E para contornar esse problema, alguns fabricantes do setor,
como a Tesla, adicionaram algum silício ao pó de grafite, para assim evitar
problemas.
O pó ao ser misturado com um
aglutinante, é então revestido por uma fina folha de cobre, formando assim o
ânodo. Só que a Enevate não usa aglutinantes de plástico! Recorre a um processo
próprio, em que cria o filme de silício poroso, superfino, diretamente nua
folha de cobre.
Processo esse que não requer
silício de alta qualidade, assim os ânodos desse tipo serão mais baratos que os
seus equivalentes de grafite com a mesma capacidade. Este processo desenvolvido
pela Enevate permite que se carregue uma bateria até 75% da sua carga, em
apenas 5 minutos de carga, e o melhor, é que não lhe provoca degradação.
Esta técnica de produção
desenvolvido pela Enevate vai assim permitir a produção de ânodos de silício
rapidamente, permitindo assim a produção em massa da tecnologia. A Enevate diz
ainda estar a trabalhar com várias empresas do ramo automóvel para aplicar a
sua tecnologia em veículos elétricos até 2025!
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Nova bateria proporciona autonomia de 400km em 5 minutos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Portal Energias Renováveis conteúdo
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