
O primeiro
modelo desta fornada de lançamentos que acontecerá ao longo dos próximos anos
será o BMW iX3, um interessante SUV
determinado a desempenhar um
papel muito relevante.
Mas será no próximo ano que chegará aos concessionários aquele que para a BMW será um verdadeiro carro-chefe tanto a nível tecnológico como de eletrificação. Falamos do BMW iX, um modelo que atualmente está em desenvolvimento e que nos referimos ao longo dos últimos meses como BMW iNEXT, devido ao concept car (BMW Vision iNEXT) que assenta as bases do futuro veículo de produção.
Também foi considerada a
denominação iX8 como um dos possíveis nomes com os quais será
batizado este crossover elétrico, já que será o modelo mais luxuoso na
categoria da linha BMW. No entanto, e em um giro dos acontecimentos, agora
soa com força a denominação iX, já que o fabricante alemão considera que não
tem um rival equivalente em nenhum aspecto. A BMW acredita que será o
modelo mais sofisticado e tecnológico já fabricado.

Com base nas mencionadas fotos
flagrantes e nas imagens oficiais de protótipos camuflados divulgados pela
marca, o pessoal da Carscoops mostrou a recreação que aparece na imagem.
Embora adote os traços
característicos da nova linguagem de design da BMW, também mostrará detalhes
específicos que farão referência à linha ‘i’ de carros elétricos. Não
faltarão os detalhes na cor azul para realçar sua condição de automóvel
elétrico e rodas cujo desenho favoreça a aerodinâmica. Tampouco devemos ignorar
como será a grade e os grupos ópticos.
Uma das chaves do
BMW iX será o seu equipamento tecnológico. Será o carro mais conectado já
criado pela BMW, adotando as últimas inovações da empresa. No entanto, se
destacará pelo nível dos sistemas de assistência à condução que terá à disposição.
Uma vez saindo da linha de montagem contará com uma capacidade de condução
autônoma de nível 3, que poderá ser ampliada a um nível 4.
Outra das novidades que o
novo iX trará consigo será o denominado ‘Panorama Head-Up Display’, um
sistema que projeta imagens no para-brisas com até três modos de adaptação:
Explore, Entertain e Ease. Também contará com o novo sistema de navegação
global por satélite desenvolvido junto à Samsung e
com conectividade 5G.
Como com qualquer outro
carro elétrico, a autonomia será um fator chave. A linha iX estará composta por
duas baterias, ambas de íons de lítio. De série contará com uma bateria de
90 kWh, mas também será oferecida uma superior de 120 kWh. A de maior
capacidade permitirá homologar uma autonomia superior a 600 quilômetros.
Além das mencionadas
baterias, haverá três motorizações disponíveis: xDrive40, xDrive50 e
xDrive M50. Todas elas contarão com dois motores elétricos, um por eixo,
portanto, uma configuração de tração integral. A opção mais potente alcançará os
536 cv.
A apresentação do novo
BMW iX acontecerá no próximo ano. Concretamente em algum momento do segundo
semestre de 2021. A produção será realizada na planta da BMW em
Dingolfing, na Alemanha, e as primeiras entregas acontecerão já em 2022.
Logicamente, e como caberia esperar, seu preço estará de acordo com o status
oferecido pela BMW e, sobretudo, pelo equipamento tecnológico deste novo
modelo.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: BMW quer tornar-se referência da mobilidade elétrica
Publicado no
Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário