A preparar já o regresso a atividade,
a francesa Renault acaba de anunciar alterações na estratégia para a China.
Mais precisamente, abandonando por completo a comercialização de veículos de
passageiros com motor de combustão, para se dedicar, (quase) exclusivamente, à
mobilidade elétrica.
Consciente das imposições que o
próprio Executivo chinês tem vindo a colocar aos fabricantes automóveis, no
sentido da transição para uma mobilidade
menos poluente, a Renault decidiu repensar a sua estratégia
para um mercado com cerca de 1,4 mil milhões de habitantes.
Assim e embora garantindo, desde já, a manutenção do serviço pós-venda aos 300 mil clientes que, na China, possuem um veículo Renault com motor de combustão, a marca do losango acaba de anunciar a entrega de toda a sua atividade, neste domínio, à chinesa Dongfeng Motor Corporation. Mantendo-se, no entanto, a cooperação entre as duas companhias, e a Nissan, no desenvolvimento de uma nova geração de motores.
Aliás, o construtor francês
garante, igualmente, que, Renault e Dongfeng,
vão iniciar uma nova cooperação, no domínio dos veículos inteligentes e
conectados. Por outro lado e a par da decisão
de abandonar a comercialização de veículos de passageiros com motores de
combustão, a Renault anuncia igualmente um reforço da
estratégia, na China, relacionada com os veículos elétricos, assim como com os
veículos comerciais ligeiros.
No caso dos veículos elétricos, a
marca francesa recorda o facto da China ser, atualmente, o maior mercado de
veículos elétricos do mundo, com 860 mil unidades registadas em 2019 e uma
expectativa de crescimento, até 2030, que poderá chegar aos 25%, para afirmar o
desejo de reforçar a sua presença neste país, onde opera em parceria com a
Dongfeng e a Nissan.
Vendendo, por exemplo, o Renault City K-ZE,
modelo que já é um sucesso no mercado chinês, mas que a Renault pretende levar
para lá das fronteiras das China, tornando-o um modelo global. Mais
precisamente, através de uma versão derivada do concept Dacia Spring, com chegada prevista à Europa
em 2021.
Na China, a Renault aponta como
objetivo cobrir 45% do mercado chinês de Veículos Elétricos, até 2022, com um
total de quatro modelos. Igualmente aposta para manter,
são os veículos comerciais ligeiros,
que, na China e em 2019, valeram 3,3 milhões de viaturas.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Renault foca a mobilidade elétrica na China
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Revista Turbo conteúdo
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