No âmbito do Salão de
Detroit 2009, a marca americana apresentou um interessante protótipo elétrico
baseado no chassi e na carroceria de um Lotus que, infelizmente, não
chegou a materializar-se em um modelo de produção. Se isso tivesse acontecido,
só a Dodge teria seguido os passos do Tesla Roadster revelado na
Califórnia em 2006. Esta é a história do interessante protótipo
elétrico Dodge Circuit EV.
O Circuit EV se parece ao primeiro Tesla Roadster não apenas no que diz respeito a um sistema de propulsão totalmente elétrico, mas também pelo fato de que ambos são baseados em uma plataforma da Lotus. A diferença entre os dois modelos é que enquanto a Tesla escolheu o pequeno Lotus Elise para fabricar o Roadster, a Dodge optou pelo Europa S para o seu concept car. O Circuit EV era em grande parte uma evolução do Lotus Europa S de 2006.

Por último, foram substituídos os emblemas do fabricante britânico e foi instalada uma nova placa com a denominação do modelo e um ponto de recarga para a bateria entre a entrada de ar lateral e a roda traseira do lado do condutor.
O interior também foi
redesenhado sutilmente. No console central foi eliminado o sistema de som e
instalada uma tela maior. O volante MOMO mudou o logotipo da Lotus por um
da Dodge, foi incluído um novo estofamento, molduras de fibra de carbono e
detalhes no tom prata acetinado. Também há um sistema de
som Premium e um console central redesenhado que elimina a alavanca
de câmbios para instalar os controles da transmissão elétrica.
O mais interessante - e a
maior mudança em relação ao Lotus Europa - surge debaixo do capô. O motor a
gasolina de quatro cilindros e 2.0 litros turbo foi substituído por
uma unidade totalmente elétrica que entregava 272 cv de potência
enviados diretamente ao eixo traseiro.
Esta combinação permitia acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, cobria o quarto de milha em menos de 13 segundos e alcançava uma velocidade máxima de 193 km/h.
Esta combinação permitia acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos, cobria o quarto de milha em menos de 13 segundos e alcançava uma velocidade máxima de 193 km/h.
O motor elétrico se
encontrava associado a uma bateria de íons de lítio que prometia uma faixa de
autonomia entre 240 e 320 quilômetros com uma só carga. Com relação à recarga,
a Dodge não especificou quanto tempo necessitava para alimentar sua bateria
completamente, mas destacou que se tratava de um “processo simples de um só
passo” que implicava “plugá-lo a uma tomada de corrente padrão de 220 volts”.
“O Dodge Circuit EV
oferece aos entusiastas da condução limpa um automóvel esportivo de alto
rendimento que pode ser conduzido ao trabalho todos os dias sem consumir
gasolina nem produzir emissões de escape”, dizia o comunicado de imprensa
durante a apresentação do protótipo em 2009.
Enquanto o Tesla
Roadster chegou finalmente ao mercado e esteve na ativa entre 2008 e 2012,
o promissor protótipo de um esportivo elétrico da Dodge acabou não indo à
produção.
Em Detroit foi revelado ao lado de versões eficientes do Chrysler Town & Country, Jeep Patriot e Jeep Wrangler, e na ocasião foi confirmado que um destes quatro modelos entraria em produção em 2010. No entanto, embora tudo apontasse em favor do Circuit EV, a Chrysler entrou em falência alguns meses depois e o protótipo foi arquivado para sempre.
Em Detroit foi revelado ao lado de versões eficientes do Chrysler Town & Country, Jeep Patriot e Jeep Wrangler, e na ocasião foi confirmado que um destes quatro modelos entraria em produção em 2010. No entanto, embora tudo apontasse em favor do Circuit EV, a Chrysler entrou em falência alguns meses depois e o protótipo foi arquivado para sempre.
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Postagem: Interessante protótipo elétrico Dodge Circuit EV
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