Aqui ela é a Fiat Ducato,
mas nos EUA, seu nome é outro: RAM Promaster. Essa van/furgão da Fiat Chrysler
passa longe de condução autônoma e, pode-se dizer que, no máximo tem sistemas
de assistência ao condutor de Nível próximo de 2 na Europa, onde as exigências
do mercado são maiores que no americano.
Contudo, ela foi a
escolhida pela Karma Automotive para estrear sua plataforma elétrica E-Flex e
mais, iniciar os testes de condução autônoma, mas de Nível 4. Nesse patamar, a
Ducato dispensa a atenção do condutor, conduzindo sozinha em todas as fases da
viagem, tanto em cidade quanto em estrada.
Volante e pedais permanecem, já que no Nível 4 de automação veicular, o motorista pode assumir a direção quando quiser, diferente do Nível 5. Neste caso, o carro é totalmente robotizado e independente do ser humano, como as propostas da Cruise (GM) e VW (ID Vizzion), por exemplo.
Contudo, para fazer uma
RAM Promaster rodar apenas na energia e sem motorista, a Karma substituiu
várias partes do furgão da FCA para adicionar sua arquitetura E-Flex com
motores elétricos e bateria de lítio, tudo sob o baú de carga. Isso mostra a
versatilidade da plataforma, que de fato será oferecida a outros fabricantes de
veículos.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Elétrica RAM Promaster testará condução autônoma
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Noticias Automotivas conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário