A Volkswagen quer usar sua escala
de produção gigante para se tornar líder mundial em carros elétricos. O grupo
alemão entende que a transição para os veículos elétricos ainda é "uma
corrida aberta" e um desafio para modelar algo novo no setor automotivo.
Tal avaliação foi feita por Hebert Diess, executivo-chefe da VW, durante
entrevista à Bloomberg, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
"Estamos bastante otimistas de que podemos manter o ritmo da Tesla e, provavelmente, em algum momento, superá-la", afirmou. Para isso, a Volkswagen vem acelerando sua investida no segmento de eletrificados. A previsão da empresa é que produzirá 1 milhão de carros elétricos em 2023 e alcançará 1,5 milhão até o final de 2025. A maior montadora do mundo diz já ter produzido 250.000 veículos eletrificados (incluindo híbridos movidos a combustíveis fósseis) nos últimos cinco anos.
O grupo Volkswagen lançará oito
modelos elétricos ou híbridos em 2020 em suas marcas, incluindo Audi, Seat e
Skoda.
Para o mercado de massa, o modelo será o VW ID.3 com a meta de produção
da ordem 330.000 veículos por ano até 2021. O modelo ID.3 terá autonomia entre
330 a 500 km, conforme a versão. Segundo a VW, o modelo básico custará menos de
30.000 euros (cerca de 150 mil reais).
A empresa deve lançar este modelo
no Brasil, além do ID Crozz (também chamado ID.4). Ele será o primeiro
crossover EV desenvolvido pela montadora a partir do zero: um modelo totalmente
elétrico, com tração nas quatro rodas e 302 cavalos de potência (baseado na
versão conceito divulgada).
A VW prepara também a versão GTX
do ID Crozz, um modelo especial com tração nas quatro rodas de alto desempenho.
Deverá ser revelada em abril no Salão de Nova York de 2020. O design da
carroceria será igual ao do ID Crozz. Não foram reveladas as especificações,
mas deverá ter tração nas quatro rodas e utilizará dois motores, um em cada
eixo.
Para o presidente da VW, a Tesla
tem um produto que descreve o futuro da indústria automobilística - carros
elétricos totalmente conectado. "É algo que precisamos aprender, mas o Tesla
já está bastante avançado." Sobre a batalha entre montadoras tradicionais
e empresas de tecnologia, ele disse que "levaria a Tesla mais a sério do
que o Google".
Mas acrescentou: "Existem também montadoras
tradicionais muito competitivas, como a Toyota". Ou seja, este será o desafio
atual do setor automotivo. De qualquer forma, com certeza, o futuro será os carros
elétricos no mundo dos veículos de passageiros. Isso está bem claro.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Volkswagen tem meta de se tornar líder mundial em carros elétricos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por O Bom da Notícia conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário