Com o lançamento da mais
recente geração do monovolume citadino, a marca japonesa quer estar na linha da
frente dos modelos amigos do ambiente, e as tecnologias Full Hybrid e HEV vão
nesse sentido.
A estética do Jazz foi
completamente redesenhada e traduz o dinamismo do modelo, condizente com a
renovação que foi operada na gama e o maior espaço a bordo, a par com uma
tecnologia atual e a conectividade que agora se exige a um automóvel, seja ele
de que segmento for.
Esta nova proposta, que será vendida exclusivamente na Europa com uma motorização híbrida avançada, com a denominação e:HEV. Adota dois motores elétricos compactos de elevada potência, um motor a gasolina DOHC i-VTEC de 1.5 litros, uma bateria de iões de lítio e uma inovadora transmissão de engrenagem fixa, tudo comandado por uma unidade de controlo de potência inteligente.
A potência total é de 109
CV/80 kW e as acelerações de zero até aos 100 km/h levam apenas 9,4 segundos,
atingindo uma velocidade máxima de 175 km/h, sendo que o nível de emissões CO2
se cifra em E102 g/km (em ciclo WLTP), com consumos anunciados de 4,5 l/100 km
(em ciclo WLTP) no modelo base e 110 g/km (em ciclo WLTP) e 4,8 l/100 km (em
ciclo WLTP) na variante Crosstar.
Na condução em modo
elétrico EV: a bateria de iões de lítio fornece energia diretamente ao motor de
propulsão elétrica. Já em modo híbrido o motor de combustão fornece energia ao
motor-gerador elétrico, que por sua vez fornece energia ao motor de propulsão
elétrica. Em modo convencional o motor a gasolina é ligado diretamente às rodas
através de uma embraiagem de bloqueio (lock-up).
Na maioria das situações
de condução urbana, a eficiência ideal é alcançada através de transições
contínuas entre os modos EV Drive e Hybrid Drive. Na condução nas vias rápidas,
é usado o modo Motor Drive, complementado por uma intensificação de potência “a
pedido” com origem no motor de propulsão elétrica, permitindo acelerações rápidas.
Em modo híbrido, o
excedente de potência do motor a gasolina também é usado para recarregar o
conjunto de baterias através do gerador. O modo de condução elétrico também é
acionado quando o carro está em desaceleração, recuperando a energia por meio
da travagem regenerativa para recarregar a bateria.
A mudança entre os três
modos de condução é imperceptível para os ocupantes; os engenheiros de
desenvolvimento do Jazz fizeram um esforço considerável para minimizar o atraso
durante as transições.
Os motores elétricos com tecnologia proprietária da Honda
tiveram como eixo central no seu desenvolvimento a redução de peso e espaço e,
ao mesmo tempo, maximizar a potência disponibilizada.
A segurança passiva é
igualmente importante para a Honda, tanto quanto a segurança ativa e para
ajudar a proteger os ocupantes em caso de acidente, o novo Jazz apresenta agora
dez airbags, incluindo o novo airbag central dianteiro. Este inovador airbag
central está integrado no centro do encosto do condutor e expande-se pelo lado
em caso de colisão, protegendo assim, as cabeças dos ocupantes.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Honda quer estar na linha da frente dos veículos eletrificados
Publicado no
Verdesobrerodas
Por PT Jornal conteúdo
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