A Opel prepara o
lançamento no mercado do seu próximo modelo com motorização elétrica. Depois de
abertas as encomendas do Opel Corsa-e e do Opel Grandland X Hybrid4 de tração
integral, surge agora a vez do Grandland X na variante híbrida ‘plug-in’ com
tração dianteira, que tem preços a partir de 46.720 euros. As primeiras
unidades chegam em Abril.
Aliando um motor elétrico e um propulsor a gasolina 1.6 sobrealimentado, o sistema de motorização do Grandland X Hybrid debita potência máxima de 224 cv (165 kW) e binário máximo de 360 Nm. O consumo médio obtido de acordo com a nova norma WLTP1 é de 1,5-1,4 l/100 km, com emissões de CO2 de 34-31 g/km. Em modo de funcionamento puramente elétrico, o novo Opel oferece autonomia até 57 quilômetros no ciclo WLTP (60 a 65 km no ciclo NEDC2).

O sistema de motorização
do Opel Grandland X Hybrid é formado por um motor térmico 1.6 de quatro
cilindros, a gasolina, com injeção direta e turbocompressor, capaz de debitar
180 cv (133 kW), um motor elétrico de 81 kW (110 cv) e uma bateria de iões de
lítio com 13,2 kWh de capacidade. O motor elétrico está acoplado na transmissão
automática eletrificada de oito velocidades.
O motor de combustão
interna intervém sobretudo quando o automóvel circula a velocidades médias e
superiores, enquanto a seção elétrica é colocada em funcionamento na faixa de
velocidades baixas a médias.Vários estudos revelam
que grande parte das deslocações diárias pendulares (casa-trabalho-casa) não
ultrapassam 50 quilômetros de distância, o que quer dizer que, nesses casos, o
novo híbrido ‘plug-in’ da Opel pode ser potencialmente utilizado
permanentemente sem emissões.
O novo Opel Grandland X
Hybrid oferece três modos de condução - “Elétrico”, “Híbrido” e “Sport” - que
podem ser selecionados pelo condutor. No modo “Híbrido” o sistema de
motorização seleciona automaticamente a opção de propulsão mais eficiente,
permitindo mudar para modo puramente “Elétrico”, sem emissões, quando chega a
um centro urbano.
O modo “Sport” alia a
potência de ambos os motores térmico e elétrico para garantir a máxima ‘performance’.
O Grandland X Hybrid consegue acelerar de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e
alcançar a velocidade máxima de 225 km/h.
A bateria de 13,2 kWh do
novo híbrido ‘plug-in’ da Opel pode receber carga através de um carregador de
bordo de 3,7 kW (de série) ou, em opção, de 7,4 kW de potência. A tomada de
corrente está localizada do lado oposto do bocal de enchimento de combustível.
No sentido de otimizar o espaço no habitáculo e na bagageira, os módulos da
bateria estão situados sob o banco traseiro.
Uma vez que a
eletricidade tem custo significativamente inferior ao da gasolina, é óbvio que
a utilização de um híbrido ‘plug-in’ faz muito mais sentido quando a bateria é
recarregada regularmente, em vez de apenas abastecer de combustível.
Dependendo
dos preços da gasolina e das distâncias percorridas, isso pode fazer baixar
consideravelmente os custos com as deslocações e as despesas com energia.
O tempo de recarregamento
da bateria depende do tipo de carregador. Recorrendo ao cabo “Mode 3”, com o
carregador de bordo de 7,4 kW, o Grandland X Hybrid poderá receber uma carga
completa em menos de duas horas.
Para simplificar o
recarregamento, a Opel oferece soluções específicas providenciadas pela
Free2Move Services, a marca de mobilidade do Groupe PSA. A oferta integra um
passe de acesso a uma completa rede de postos de carregamento e uma aplicação
de planeamento de viagem que indica a localização de postos ao longo do
percurso.
Com o novo Grandland X
Hybrid, a estratégia de eletrificação dos modelos da Opel ganha novo ritmo. O
próximo passo será o primeiro comercial ligeiro da marca com motorização
elétrica, o Vívaro-e, que chegará ao mercado no decorrer de 2020. Seguir-se-ão versões,
igualmente a bateria, dos modelos Combo Life, Combo Cargo e Zafira Life, em
2021. No ano 2024, todos os modelos Opel possuirão versões com motorizações
eletrificadas.
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sustentável
Postagem: Opel prepara o lançamento de modelo elétrico
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Auto News conteúdo
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