O eT3 e-delivery, furgão de carga
da BYD com motor elétrico, está chamando
a atenção dos gestores de frota. A rentabilidade em relação a veículos
similares a combustão chega a 20%, segundo informações da KWfleet
Mobilidade Urbana.
A empresa paulista é especializada na locação de
veículos 100% elétricos.
A locadora oferece o e-T3
e-delivery em parceria com a BYD. O foco é a locação para frotistas. O serviço
engloba desde a geração da energia à instalação da infraestrutura de
abastecimento, capacitação dos motoristas e manutenção dos veículos.
Segundo informações da KWfleet, outra vantagem é a maior precisão na previsão de custos. Isso porque o preço da energia elétrica não está tão sujeito à bruscas variações, como ocorre com os combustíveis em geral. Além disso, modelos elétricos têm custo de manutenção menor. Não há fluídos, como óleo de motor, e peças como polias, por exemplo. E o desgaste do sistema de freios é muito menor, uma vez que basta tirar o pé do acelerador para que a velocidade do veículo seja reduzida.
Também pesa a favor dos veículos
elétricos a dispensa do rodízio municipal em São Paulo. Na capital
paulista, automóveis e comerciais leves não podem circular uma vez por semana
no chamado centro expandido. A área tem de cerca de 19 km² e inclui as
marginais dos rios Tietê e Pinheiros.
A KWfleet tem uma frota de 150
furgões eT3 e-delivery para locação. O prazo mínimo para a locação de um
veículo é de 60 meses. A eletricidade utilizada nas recargas das baterias tem
origem solar. A produção vem de uma fazenda de geração de energia fotovoltaica
da GD
Solar, que também é parceira da locadora.
O custo de recarga das baterias
equivale a 18% do gasto com combustível de uma frota equivalente com motor a
combustão. O principal ponto negativo dos modelos elétricos é a baixa
autonomia. Outra desvantagem é o tempo necessário para recarregar as baterias.
O eT3 e-delivery tem motor de
cerca de 109 cv de potência e 18,4 mkgf. A capacidade de carga é de 720 kg e a
autonomia, de até 300 km. Isso com as baterias completas, processo que leva uma
hora e meia para ser feito. Com recarregador rápido, é possível repor de 20% a
80% da carga em 30 minutos. Nesse caso, a autonomia cai para 180 km.
Encher o tanque de um carro com
motor a combustível leva menos de dez minutos. Além disso, estima-se que
haja menos de mil pontos de recarga de veículos elétricos no Brasil. E 38.500
postos de combustível, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Ainda assim, os veículos
elétricos serão cada vez mais vistos nas ruas. A BYD estima que a KWfleet
comprará mais 400 unidades do eT3 e-delivery neste ano para atender a alta na
demanda por locação.
Novidade no Brasil, os veículos
elétricos já estão consolidados em várias partes do mundo. Na Indonésia, por
exemplo,a Blue
Bird Tbk, que tem uma frota de mais de 30 mil táxis, acaba de comprar
200 unidades do eT3 e-delivery. No país asiático as vans serão utilizadas para
transporte de passageiros.
As vans podem levar sete
passageiros cada e irão operar na capital, Jacarta, e na ilha de Bali. Com a
nova frota, a empresa espera deixar de queimar mais de 3,5 milhões de litros de
combustível por ano. Com isso, cerca de 8,3 toneladas de dióxido de carbono
deixarão de ser lançadas na atmosfera. A Blue Bird Tbk tem 25 táxis BYD
e6 operando em Jacarta. Esses veículos já percorreram mais de 2 milhões de
quilômetros, de acordo com informações da empresa.
Na Índia, a ETO Motors,
encomendou 50 unidades da eT3 e-delivery. A empresa oferece serviços de
transporte com versões elétricas dos famosos Tuk-Tuk, aqueles triciclos com
teto de lona. A companhia informa que pretende adquirir mais 4 mil vans
elétricas da BYD até o fim deste ano.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Elétrico eT3 da BYD faz sucesso entre gestores de frota
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Estradão conteúdo
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