O ano de 2020 será crucial para o
desenvolvimento do mercado de carros elétricos no Brasil, que hoje conta com
pouco mais de 20 mil veículos.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo
Elétrico (ABVE), a frota de veículos elétricos deve dobrar neste ano, entre
automóveis leves e comerciais, elétricos puros e híbridos – que contam com um
motor de combustão interna e outro a eletricidade.
“Este ano será o ‘marco divisor de águas’, com o segmento vendendo outras 20 mil unidades. O veículo elétrico é uma tendência mundial. Entre as vantagens desse tipo de automóvel em relação aos que usam combustíveis fósseis estão o menor impacto ambiental, redução da emissão de ruídos e um custo de combustível (eletricidade) mais acessível”, afirmou o presidente-executivo da entidade, Ricardo Guggisberg.
Com o aumento da frota, surge o
desafio da maior disponibilidade de pontos de recargas. Segundo a ABVE, a
quantidade ainda é a limitada, com cerca de 250 a 300 estações de recargas
espalhadas pelo País.
Uma alternativa para reduzir de
fato os impactos ao ambiente e tornar os carros elétricos realmente
sustentáveis é o investimento em geração de energia
solar como a melhor opção, principalmente por sua praticidade.
Pesquisadores de Engenharia Automotiva
da Universidade Livre de Berlim constaram que carros elétricos abastecidos com
energia limpa e renovável emite ao longo de sua vida útil cerca de seis vezes menos
CO2 do que veículos comuns.
Uma opção de recarga são os
estacionamentos abastecidos por energia solar. Ou seja, o veículo pode ser
recarregado na própria garagem. No caso de veículos elétricos particulares, o
futuro será o abastecimento na própria residência que possua geração de energia
solar, ligando-o a uma tomada do local.
O resultado também será
praticamente o dobro do que deve fechar 2019 (de janeiro a novembro do ano
passado, foram comercializados 9.438 veículos elétricos no País). Em 2019, o segmento
levíssimo (patinete e bicicleta elétrica) teve um salto bastante significativo.
O segmento leve (carros
convencionais) também recebeu incentivos para crescimento, como a redução do
IPI de até 25%, dependendo da categoria e a isenção de imposto de importação
sobre veículos puramente elétricos e híbridos, que, antes, era de 35%.
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Postagem: Ano de 2020 será crucial para o mercado de carros elétricos no Brasil
Publicado no
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