A Voltz,
startup de mobilidade de Recife, irá lançar sua primeira scooter elétrica
em agosto deste ano. O primeiro modelo, VOLTZ EV01, possui autonomia de 60 km e é
capaz de atingir 60 km/h.
O valor de cada “tanque
cheio” – no caso, bateria cheia - varia de acordo com o valor da eletricidade
do local, mas em Recife, cidade da Voltz, o custo para carregá-la totalmente é
de até R$ 0,70, segundo a empresa. O veículo é recarregável na tomada e cada
carga completa leva cerca de 4 horas.
Diferente das motos, as scooters são pilotadas apenas pelo guidão e não possuem marchas. “Nós pensamos: ou criamos o nosso próprio mercado ou alguém vai criar e vamos quebrar a partir daí. Vimos que existe uma tendência de scooters e queremos contribuir com o meio ambiente”, conta Villar.
O motor da scooter é de
tecnologia europeia, da marca Bosch. Já a carenagem é fabricada e montada na
China. O valor do primeiro modelo será de cerca de R$ 9 mil e estará disponível
para compra nas cores preto, branco, azul marinho, cinza, vermelho, azul sepange laranja.
Mesmo importando o
veículo da China, um dos principais desafios enfrentados pela Voltz foi
trabalhar com baterias portáteis de lítio. “Até hoje no mercado chinês
predominam as scooters de baixa qualidade, que utilizam baterias de chumbo
ácido e precisam ser carregadas na garagem. No Brasil não funcionaria, primeiro
pela infraestrutura dos prédios e, segundo, pela qualidade dos produtos”, diz
Villar. As baterias utilizadas pela Voltz são portáteis, permitindo que sejam
retiradas e recarregadas de qualquer lugar.
A Voltz irá utilizar o mesmo
modelo de negócios da Tesla – a venda online com exposição em showrooms.
“Teremos showrooms espalhados nos grandes centros, faculdades, universidades,
shoppings. Você tem acesso à moto, mas a venda é online. No local, iremos
disponibilizar manutenção, usando a rede de 3.800 pontos de venda da PM2
(empresa de peças para motos) para oferecer manutenção”, explica Villar. Os muitos pontos de assistência
técnica são uma garantia que a Voltz deseja ter para conquistar clientes em
todo o país. Assim, mesmo que um cliente compre no interior de São Paulo,
poderá ter acesso à assistência.
A expectativa da empresa é
positiva, mesmo pertencendo a um novo mercado. “Deixamos
a scooter com um influenciador por uma semana e o resultado foi
espetacular. Ele conseguiu tirar todas as dúvidas e tivemos uma enxurrada de
cadastros interessados na scooter. Ajudou muito a testar, agora vem a angústia
de lançar rápido”, disse o fundador da Voltz. A startup recebeu 5 mil
cadastros online interessados pela scooter elétrica.
A empresa lista marcas tradicionais
como Honda e Yamaha como seus concorrentes, mesmo que ainda não possuam esses
veículos na versão elétrica. Além da V01, a Voltz possui planos de lançar um
modelo que alcance o dobro da velocidade e autonomia. Novamente, um dos
principais desafios a serem superados – e que é, ao mesmo tempo, também o
diferencial – é a bateria de lítio.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade
sustentável
Postagem: Voltz anuncia scooter elétrica com autonomia de 60 km
Publicado no
Verdesobrerodas
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