A escuderia italiana se
rendeu e apresentou o SF90 Stradale, um supercarro que é capaz de gerar até
1000 cv de potência, utiliza o mesmo nome SF90 do carro da Fórmula 1 da temporada
2019, guiado por Sebastian Vettel e Charles Lecler. O número "90"
ainda é uma forma de homenagear os 90 anos da Scuderia Italiana.
É descrito pela empresa como um modelo que traz "uma ligação forte as Ferraris de pista e de rua", permitindo que possa "usar todo o conhecimento adquirido nas competições em seus carros de rua." Adota o motor 3.9 V8 biturbo, que recentemente foi escolhido como melhor motor de 2018.
É o mesmo
usado na F8 Tributo, mas com a potência elevada, passando dos 720 cv para 780
cv. Trabalha em conjunto com outros três motores elétricos, que geram mais 220
cv. A fabricante diz que, no caso da SF90, a potência combinada é a soma dos
quatro propulsores sem qualquer perda, alcançando os 1.000 cvs.
Um dos motores elétricos
é um MGU-K (Motor Generator Unit Kinetic), semelhante ao da Fórmula 1,
recuperando energia cinética para que seja reaproveitada nas acelerações. No
caso do esportivo de rua, ele fica localizado entre o motor a combustão e a
transmissão, na mesma altura que o eixo traseiro. Os outros dois motores
elétricos ficam nas rodas dianteiras e são os únicos a trabalhar ao colocar o
carro no modo 100% elétrico eDrive. Ele pode andar entre 25 km/h e 135 km/h,
sem usar o motor a combustão.
Entre as escolhas de utilização do motor está o
modo Hybrid, a opção padrão ao ligar o veículo e que combina todas as
motorizações para alcançar o máximo de eficiência. O sistema de controle
escolhe se é mais adequado ligar o V8 ou desativá-lo para usar os geradores
elétricos, sempre procurando a melhor performance possível.
No modo
Performance, o V8 está sempre ligado para carregar as baterias de 7,9 kWh e,
sempre que possível, usa a força elétrica. Por fim, o modo Qualify dá
prioridade total ao desempenho e usa os 1.000 cv de forma constante. A caixa
automatizada com dupla embreagem e 8 marchas recebeu uma nova relação,
melhorando a eficiência e reduzindo o consumo de combustível em até 8%, porém,
sem perder sua eficiência nas pistas. Ainda perdeu a marcha ré, usando apenas
os motores elétricos para fazer a manobra.
Outras tecnologias
inovadoras incluem o controle de estabilidade chamado eSSC, que permite
gerenciar a distribuição de torque para as rodas em qualquer situação. O
controle de tração eletrônico (eTC) otimiza a força entregue pelo V8 e pelos
motores elétricos para as quatro rodas.
Os freios usam um sistema brake-by-wire
com ABS, para ajudar na regeneração de energia nas frenagens e melhorar o
desempenho dos freios. Por fim, tem vetorização de torque, distribuindo a força
entre as rodas nas curvas. Usar o nome do carro da F1 não é tão simples, pois a
SF90 Stradale terá que ter um desempenho próximo.
E a Ferrari diz que o
esportivo entrega, não só por seus 1.000 cv (mesma potência do modelo da F1),
como também por sua performance. Com velocidade máxima de 340 km/h e aceleração
de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, é um carro que não só faz jus ao nome que
carrega, como também nos faz lembrar que a Ferrari é uma fabricante que nasceu
nas pistas.
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Postagem: Eletrificado SF90 Stradale da Ferrari gera até 1000 cv de potência
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Correio do Estado conteúdo
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