A Tesla é reconhecida
pela elevada eficiência dos seus veículos na utilização da energia armazenada
nas baterias quando comparada com a concorrência existente.
Agora a marca
anunciou que os modelos S e X já estão a ser fabricados com um novo sistema de
transmissão/motorização que aumentam ainda mais a respetiva autonomia. O lema
parece ser mais rápido, mais autonomia e possivelmente até mais barato que
gerações anteriores.
Desta forma o Model S tem agora uma autonomia de 592 quilômetros e o Model X ficará com 520 quilômetros de autonomia (ambas em ciclo EPA), utilizando a mesma bateria de 100 kWh. Adicionalmente a marca anunciou a introdução de um sistema de suspensão adaptável completamente novo nos modelos S e X para melhoria do conforto de utilização e dinâmica de utilização destes veículos.
Todos os veículos modelo
S e X agora recebem a última geração da tecnologia de unidade de
transmissão/motorização da Tesla, a qual combina um motor otimizado de
relutância síncrono de ímã permanente, eletrônica de potência de carboneto de
silício e melhor lubrificação, resfriamento, rolamentos e projetos de
engrenagens por forma a conseguir mais de 93% de eficiência na utilização da
energia elétrica.
A marca acaba por colocar
nestes modelos duas tecnologias diferentes de motor, um motor de ímã permanente
na tração dianteira e um motor de indução na tração traseira combinação que
permite uma autonomia e desempenho melhorados.
O efeito real desta opção
é uma melhoria de mais de 10% na autonomia, com melhorias de eficiência em
ambas as direções (bateria/motor), à medida que a energia flui para fora da
bateria durante a aceleração e volta para a bateria por meio de travagem
regenerativa.
Além da adição de
alcance, a potência e o torque aumentam significativamente em todas as variantes
do Modelo S e Modelo X, melhorando os tempos de 0 a 100 km nos modelos Long
Range e Standard Range. Adicionalmente a marca
aproveitou para compatibilizar esta nova geração dos modelos S e X com a versão
V3 dos supercarregadores da marca (até 200 kW) e também melhorias nos
supercarregadores V2 (até 145 kW).
A marca atualizou
igualmente o sistema de suspensão a ar para Model S e Model X com amortecimento
totalmente adaptável, proporcionando uma sensação de confiança na circulação do
carro e mantendo uma resposta dinâmica adequada em outras condições de
condução.
Com o software de
controle de suspensão é de desenvolvimento interno, a Tesla incorporou um
sistema preditivo para antecipar o tipo de amortecimento necessário com base na
estrada, velocidade e outros parâmetros de circulação, incluindo a tipologia de
comportamento do condutor. Foi igualmente melhorado
o nivelamento do sistema durante a velocidade de circulação em cruzeiro,
mantendo o carro baixo e próximo da estrada o que permite otimizar o arrasto
aerodinâmico.
Dentro do habitual na
marca este software pode ser atualizado remotamente, não obrigando a idas à
oficina para incorporação de novas melhorias ou funcionalidades.
Para complementar estas
mudanças, a marca reformulou vários outros componentes do Modelo S e do Modelo
X, incluindo novos rolamentos de roda e alguns novos projetos de pneus para
determinadas variantes, para assim melhorar a autonomia, o a eficiência de
deslocação e a precisão da direção.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade
sustentável
Postagem: Tesla modelos S e X estão mais eficientes
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Auto News conteúdo
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