
Segundo eu pude averiguar, o
lançamento deve ser feito por uma multinacional, em um evento para imprensa e
formadores de opinião marcado para o dia 9 de maio no Hotel Deville, em Porto
Alegre.
Frotas de veículos elétricos de
aluguel, geralmente com um custo por quilômetro rodado um pouco abaixo do que
custaria um táxi, já são uma realidade em cidades americanas e europeias há
pelo menos uma década. Porto Alegre tentou emplacar
projetos do tipo nos últimos anos, sempre sem sucesso.
Em 2014 o pessoal da MVM Technologies
chegou instalar um eletroposto no Shopping Total e tinha a intenção de importar 20 carros
para serem colocados à disposição dos alunos e professores da UFRGS para a
singela travessia de um campus ao outro. Entre idas e vindas, o projeto ainda
não deslanchou. Entre 2015 e 2017, representantes
da gigante chinesa BYD estiveram zanzando pela região metropolitana de Porto
Alegre prospectando mercado para seus ônibus e carros elétricos.
Em uma das ocasiões,
deixaram alguns modelos e6 aos cuidados da EPTC para testes com o intuito de
promover o compartilhamento veicular. Também não decolou.
De fato, a prefeitura de Porto
Alegre, por meio da EPTC, publicou em 2017 um edital para a concessão
do serviço de compartilhamento de veículos aberto à empresas privadas. Resultou
que ninguém se interessou.
Nos últimos tempos, Porto Alegre
vive uma febre de lançamentos de mobilidade urbana, com a entrada em
funcionamento de serviços de bicicletas e patinetes compartilhados, dentro do
sistema “pegue em qualquer lugar, deixe em qualquer lugar”. Chegou a vez dos
carros?
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Porto Alegre deverá ter frota de mil carros elétricos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Baguete conteúdo
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