A primeira autobahn
elétrica da Alemanha, voltada para o transporte de cargas, foi inaugurada nesta
terça-feira (07/05) perto de Frankfurt. Na verdade, trata-se de
um trecho de 5 km na autobahn A5, no estado de Hessen. Em ambos os lados da
pista foram colocados cabos aéreos, semelhantes aos usados pelos bondes
elétricos.
Caminhões com motores
elétricos poderão se acoplar aos cabos aéreos e recarregar suas baterias ao
passarem pelo trecho.
Cinco transportadoras participarão de uma fase de testes,
executada pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.
Os caminhões do teste têm
tecnologia híbrida (motores elétricos e a combustão), e o trecho com os cabos
serve para o recarregamento das baterias, que podem então ser utilizadas.
Quando elas ficarem vazias é acionado o motor a combustão.
O ministério quer testar
modelos para o transporte de cargas nas estradas e investiu 50 milhões de euros
em três trechos de testes. Um deles é o que fica perto de Frankfurt, e os
outros dois serão construídos nos estados de Schleswig-Holstein e
Baden-Württemberg.
O objetivo final é
encontrar soluções para o transporte de cargas que sejam ao mesmo tempo pouco
poluidoras e que emitam poucos ruídos. Os testes também vão avaliar se a
mudança atrapalha o trânsito e qual o custo adicional de manutenção das
rodovias.
Segundo o ministério, o
transporte de cargas tem aumentado nos últimos anos é um grande emissor de
gases do efeito estufa. O ministério justificou a
opção pela A5 com o forte tráfego, de mais de 130 mil veículos por dia, dos quais
13 mil caminhões, pelo trecho. "Se funcionar aqui, funciona em qualquer
lugar", disse um responsável.
Se funcionar, isso não
significa que todas as autobahns do país teriam que ser adaptadas. Pelos
cálculos do ministério bastariam mil quilômetros para o transporte de cargas. O
custo final seria de um 1 milhão de euros por quilômetro, ou 1 bilhão de euros
no total. Ainda não está claro como
a energia que os caminhões utilizarão para recarregar as baterias seria
cobrada. Na fase de testes, a conta será paga pelo Ministério do Meio Ambiente.
Também não está claro
quem arcará com os custos da adaptação dos caminhões ao novo sistema. Pelos
cálculos da montadora Scania, que fabricou os protótipos para o teste, um
caminhão que pode se recarregar enquanto anda custa de 50% a 75% mais do que um
caminhão normal.
Os atuais caminhões que
andam apenas com motores elétricos podem rodar no máximo 10 quilômetros até
ficarem sem carga. O objetivo é chegar a 60 quilômetros. Além da Alemanha, a
Suécia e os Estados Unidos também têm trechos de "rodovias
elétricas".
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Postagem: Alemanha lança sistema de transporte elerificado para caminhões
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Deutsche Welle conteúdo
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