Com uma estratégia de
vendas agressiva, como é característica do grupo, a Caoa Chery já pensa em
produzir veículos elétricos e híbridos no Brasil.
No entanto, modelos
movidos com alternativas mais sustentáveis ainda estão em fase de estudos para
o nosso mercado. Na China, a empresa já faz veículos deste tipo há mais de 10
anos.
Especificamente para o Brasil, a Caoa Chery pensa em tornar híbridos flex os veículos criados na China. Outra possibilidade, ainda mais forte, é a de produzir carros elétricos em solo nacional.
Segundo Mauro Correia,
presidente da Caoa, a empresa já está homologando veículos elétricos, ao mesmo
tempo em que faz estudos de viabilidade para a produção local, tanto na fábrica
de Anápolis (GO), de ondem saem Tiggo 5X e Tiggo 7, como em Jacareí (SP), onde
são produzidos QQ, Tiggo 2 e Arrizo 5.
Com exceção do Tiggo 7,
todos os modelos acima possuem variações elétricas na China.
“Cada produto tem um
perfil diferente. O Arrizo 5 tem apelo forte para atender frotistas e taxistas.
É um candidato natural”, disse Márcio Alfonso, que comanda as operações da Caoa
Chery no país.
Caso a produção nacional seja
aprovada, as fábricas ainda precisariam de investimentos para se adequarem.“A instalação do conjunto
elétrico acontece no fim da linha.
Precisaríamos estender cerca de 80 a 100
metros. Além disso, alguns processos precisam ser separados, por questões de
segurança. Não são investimentos gigantescos. É mais questão de construção e
logística", concluiu Alfonso, sem estimar um custo para as adaptações.
Antes dos elétricos e híbridos, a
Caoa Chery se prepara para lançar um modelo inédito no país. É o Tiggo 8, SUV
grande com capacidade para 7 pessoas. Ele chegou a ser exibido no Salão de São
Paulo, em novembro passado. Sua produção será na fábrica de
Anápolis (GO), mas a empresa ainda não definiu qual motorização será utilizada.
“Estamos entre dois motores 2.0 e um 1.6, sempre com turbo”, disse Alfonso.
Está certo, porém, que
ele já chegará por aqui com a reestilização promovida há pouco tempo na China.
No Salão de São Paulo, a unidade exibida tinha o visual antigo. Além dele, o Arrizo 5 passará
por sua primeira atualização, meses após o lançamento no Brasil. O sedã ganhará um
interior mais moderno, com quadro de instrumentos digital, uma nova central
multimídia e comandos do ar-condicionado redesenhados. Os dois modelos devem
começar a ser produzidos no Brasil no fim deste ano.
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mobilidade sustentável
Postagem: Caoa Chery quer produzir veículos elétricos no Brasil
Publicado no
Verdesobrerodas
Por G1 conteúdo
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