Este é já o terceiro de
um conjunto de quatro protótipos que lançam uma imagem daquilo que é a visão da
Audi para a mobilidade daqui a uma dezena de anos. A mobilidade partilhada está
muito presente e a ideia é os subscritores do serviço escolherem o veículo
necessário para cada momento.
Por isso é que a casa de Ingolstadt já revelou o
Aicon (2017) pensado para as deslocações dentro da cidade e o PB18 e-tron, um
desportivo para as horas de lazer.
Agora chega o AI:ME. E se o Aicon não deu origem a nenhum modelo específico, já o PB18 e-tron lançou pistas para o sucessor do R8 e este AI:ME deixa no ar a possibilidade de um sucessor do A3, assumindo a forma de crossover compacto.
Agora chega o AI:ME. E se o Aicon não deu origem a nenhum modelo específico, já o PB18 e-tron lançou pistas para o sucessor do R8 e este AI:ME deixa no ar a possibilidade de um sucessor do A3, assumindo a forma de crossover compacto.
Construído sob uma
plataforma específica, a Audi diz que o carro terá 4300 mm de comprimento, 1900
mm de largura e 1500 mm de altura, ou seja, “cabe” na plataforma MEB usada
pelos VW ID e pelo Skoda Vision e o Seat El Born. O AI:ME tem vários
detalhes de estilo que vão ser aproveitados para modelos de futuro e não está
colocada de parte a possibilidade de lançar um veículo da gama e-tron com estas
dimensões.
O protótipo da Audi está
pensado como um veículo funcional e que seja adaptável os ambientes citadinos,
com uma forma compacta de crossover desenhada para maximizar a manobrabilidade
e a visibilidade. A superfície vidrada tem um vinco a meio, algo pouco habitual
e a parte superior dos vidros prolonga-se mais que o costume.
Curiosamente, só
a zona abaixo desse vinco é que permite abrir os vidros. Desta forma o ar é
enviado para o corpo e não para a face.
Luzes LED em todo o carro produzem uma
assinatura sublinha com os quatro anéis, símbolo da marca, iluminado mesmo no
meio da traseira do AI:ME.
O carro tem um motor de
170 CV e uma bateria de 65 kWh colocada no fundo do carro. E como tem autonomia
de nível 4, o interior é pensado nessa perspetiva, com um volante retrátil e
uma série de detalhes que aumentam o espaço interior e a funcionalidade. Não há
espaços fechados dentro do AI:ME, pois sendo um veículo para partilhar,
reduz-se o risco de deixar coisas pessoais esquecidas dentro deste Audi. Uma tela de realidade virtual aumentada funciona como painel de instrumento e
plataforma de conectividade. O toque ecológico é dado com plantas vivas
colocadas dentro do tabliê e um teto panorâmico que revela o sistema de
filtração de ar.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Audi revela visão de mobilidade apostando em carro elétrico e autônomo
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Auto+ conteúdo
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