Entenda a razão de os
carregamentos rápidos em automóveis elétricos ficarem sempre restritos a 80% da
capacidade da bateria. É para proteger as baterias de íon-lítio.
Para se ter uma ideia, é como tentar encher um copo com uma torneira de alta
pressão sem derrubar nenhuma gota de água para fora.
O funcionamento básico dos
carregadores é o mesmo, independentemente se ele é convencional ou rápido, e
isso inclui a velocidade de recarga variável.
O sistema aumenta a corrente elétrica aos poucos até um limite pré-programado, e o mantém pela maior parte do tempo. No entanto, quando ele se aproxima da capacidade máxima (geralmente próximo dos 80%), o controlador passa a reduzir gradualmente a quantidade de energia que vai para o acumulador para evitar danos nas baterias.

Como isso pode gerar sobrecarga –
algo crítico nesse tipo de bateria –, um sistema de proteção reduz o fluxo de
energia, aumentando o tempo necessário para chegar a 100%.
Outra limitação do processo de
recarga rápida é o aquecimento dos fios. Por isso, empresas já desenvolveram
até aparelhos com refrigeração dos cabos por líquido. As baterias também se
aquecem no processo, e podem até acionar o ar-condicionado do carro (ou um
climatizador próprio) para manter as células em uma temperatura adequada.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Limitar carga rápida em 80% protege bateria do VE
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Quatro Rodas conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário