Comprometida em se tornar
a primeira montadora no Brasil a ter um catálogo 100% composto por modelos que
combinam motores a combustão e elétricos, a Lexus deu um enorme passo em
direção a esse objetivo no segundo semestre de 2018, ao trazer para o país seu
primeiro SUV compacto híbrido, o NX 300h.
Presente nas três versões
à venda – Dynamic, Luxury e F SPORT –, o sistema Lexus Hybrid Drive traz um
motor a combustão de quatro cilindros e 16 V movido a gasolina e um propulsor
elétrico síncrono de ímã permanente, que funciona em conjunto a uma bateria
híbrida de níquel.
Juntos, motor e propulsor entregam potência combinada de 194 cv. O sistema é capaz de acionar um ou outro (e combinar os dois quando necessário) para entregar a potência ideal de acordo com o modo de condução do motorista.
Além disso, um segundo motor
elétrico traseiro compõe o sistema de tração All-Wheel Drive. O AWD é acionado
automaticamente em situações específicas, direcionando força para duas ou
quatro rodas de acordo com a necessidade do momento. Com o sistema híbrido em ação, a
emissão de CO2 diminui em 26% e a redução do consumo de combustível dentro da
cidade chega a 52%, segundo o Programa de Etiquetagem do Inmetro – um salto de
eficiência em relação ao modelo equipado apenas com o motor a gasolina.
Outro benefício dessa motorização
é a possibilidade de escolha entre quatro modos de direção: Normal, Eco
(prioriza a economia de combustível), Sport (para uma condução mais ágil), que
já existiam na versão anterior, e o novo modo EV, que aciona apenas o motor
elétrico e é ideal para trajetos curtos e de baixa velocidade. Quem optar pelo F SPORT terá
ainda o modo SPORT+ à disposição para uma sensação maior de esportividade.
Se por dentro o novo NX 300h segue
a tendência global da Lexus de veículos híbridos, por fora o SUV compacto segue
outra distinção da marca japonesa: o luxo em todos os detalhes. As linhas marcantes do modelo
anterior se tornaram ainda mais agressivas. Junto com os vincos laterais, os para-choques
redesenhados acentuam a ideia de “diamante esculpido”.
O sistema multimídia é
ancorado pela tela LCD de 8 polegadas na versão Dynamic e 10,3 polegadas nas
variantes Luxury e F SPORT. Essa última é equipada ainda com head-up display, que
apresenta no para-brisas, em projeção 3D, informações sobre velocidade, áudio,
navegação GPS, indicador de direção ECO e força G, além de carregador sem fio para
smartphones. No quesito segurança, o destaque fica para a coleção de oito
airbags, presente em todas as versões.
Com o NX 300h, a Lexus
reforça sua presença no mercado de luxo brasileiro com uma combinação de
eficiência, design e tecnologia. As três versões já estão disponíveis na rede
Lexus, com preços a partir de 219 990 reais.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Lexus se tornar a primeira marca no Brasil com gama eletrificada
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Quatro Rodas conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário