A maior surpresa do Salão de
Genebra 2019? Acreditamos que sim. No ano em que celebra o seu 120º aniversário
a Fiat revela o Concept Centoventi (120 em italiano), um protótipo de um
compacto carro elétrico que, ao que tudo indica, dá pistas muito claras sobre o
sucessor do Fiat Panda — reparem no peluche Panda no interior…
O Fiat Concept Centoventi expressa a ideia da marca italiana de “mobilidade elétrica para as massas para o futuro próximo”, apostando, assim, num conceito de personalização extrema… e não só. Como a Fiat o define, o Concept Centoventi é uma “tela em branco” para ir de encontro aos gostos e necessidades de todos os clientes — é produzido em apenas uma cor, mas tem à escolha quatro tipos distintos de tetos, para-choques, embelezadores para as rodas e “wrappings” (película exterior).
O interior segue esta lógica, com
múltiplas opções de personalização — sejam ao nível das cores ou até do
info-entretenimento, e seguindo até uma lógica plug and play, podemos encontrar no tablier múltiplos buracos
que permitem encaixar os mais vários acessórios, com um sistema patenteado de
encaixe, tal e qual se tratasse de peças Lego.
A Fiat pretende com esta
abordagem eliminar a necessidade de edições especiais ou restylings, já que a natureza modular
do Centoventi permite que o seu utilizador o personalize ou até atualize a
qualquer momento — imaginem trocar os módulos
dos pára-choques e guarda-lamas por outros com outras cores ou até de desenho
distinto.
Poderão estar aqui as fundações
para um novo modelo de negócio, que além de envolver os concessionários, para
montar seis dos 120 acessórios disponíveis (via Mopar) — pára-choques, tetos,
revestimento da carroceria, painel de instrumentos, baterias e portão traseiro
digital —, podemos ser nós a montar (em casa) os restantes 114 acessórios à
escolha, comprando-os online.
Ao contrário de outras propostas
100% elétricas, o Fiat Concept Centoventi não vem com um conjunto de baterias
fixo — estas são também modulares. De fábrica todos saem com uma autonomia de
100 km, mas caso precisemos de mais autonomia, podemos adquirir ou alugar até
três módulos adicionais, cada um a proporcionar 100 km extra. As baterias “extra” têm de ser
montadas no concessionário, mas graças à integração de um sistema de carril deslizante,
a montagem e desmontagem destas é fácil e rápida.
Existe ainda uma bateria
adicional, a colocar por baixo do banco, que pode ser removida e carregada
diretamente na nossa casa ou garagem, como se tratasse de uma bateria de uma
bicicleta elétrica. No total o Fiat Concept Centoventi pode ter uma autonomia
máxima de 500 km.
O Fiat Concept Centoventi, apesar
dos tiques de concept — portas suicida e ausência de pilar B —, aponta
para o sucessor do atual Panda (apresentado em 2011), que poderá surgir em 2020
ou 2021.
A Fiat afirma que o
Concept Centoventi é o elétrico a baterias mais barato do mercado — cortesia
das baterias modulares —, assim como é o mais fácil de limpar, reparar ou
manter — até parece referir-se a ele já como um carro de
produção…
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Concept elétrico da Fiat é surpresa no Salão de Genebra
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Razão Automóvel conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário