Depois de já ter conquistado o
recorde em Pikes Peak, cumprindo os 19,99 km e as 156 curvas do percurso em
apenas 7min57,148s, o Volkswagen ID.R prepara-se para “atacar”
mais um recorde, desta feita no famoso circuito de Nürburgring.
Não, o protótipo da Volkswagen
não pretende bater o tempo conseguido pelo seu “primo”, o Porsche 919 Hybrid, que demorou apenas
5min19,546s para percorrer os cerca de 21 km e 73 curvas do circuito alemão.
Em vez disso, o objetivo do ID.R passa por se estabelecer como o veículo elétrico mais rápido à volta do “inferno verde” — de onde vem esta designação?
Em vez disso, o objetivo do ID.R passa por se estabelecer como o veículo elétrico mais rápido à volta do “inferno verde” — de onde vem esta designação?
Para já, o recorde pertence
ao NIO EP9, um superdesportivo (elétrico, é
claro) de produção (muito) limitada. O tempo alcançado pelo elétrico chinês foi
de apenas 6min45,9s, um valor que é quase tão baixo como o conseguido
pelo Lamborghini Aventador SVJ. Os números do Volkswagen ID.R
Apesar de os testes de otimização
do ID.R para que este esteja preparado para
enfrentar o Nürburgring — a tentativa de recorde deverá ocorrer durante o
próximo verão — já terem começado, ainda não foi confirmado se há novidades em
relação às características técnicas do protótipo. No entanto, se estas se
mantiverem em relação ao protótipo que bateu o recorde em Pikes Peak, o ID.R deverá apresentar-se com dois motores
elétricos e uma potência combinada de 680 cv, um binário máximo e instantâneo
de 650 Nm e um peso de cerca de 1100 kg.
Estes valores permitem ao protótipo
elétrico acelerar dos 0 aos 100 Km/h em 2,25 s.
“Com esta tentativa de quebrar o
recorde na Nordschleife (Nürburgring), queremos demonstrar o enorme potencial
do desempenho com a condução elétrica”. Sven Smeets, Motorsport Director da
Volkswagen.
A apoiar a Volkswagen neste
objetivo surge a Bridgestone, que vai equipar o ID.R com os pneus Potenza. Esta
não é a primeira pareceria entre a Volkswagen e Bridgestone, com as duas marcas
a já terem trabalhado em conjunto para desenvolver equipamentos originais
para veículos de produção.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Volkswagen ID.R será testado no circuito de Nürburgring
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Razão Automóvel conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário