Ainda vai levar algum
tempo para que a gente comece a reparar em carros elétricos nas ruas do Brasil.
Uma cena como esta: diversos modelos elétricos rodando juntos ao mesmo tempo,
por enquanto, só assim, em um evento que discute as diferentes formas de eletrificação
dos automóveis.
Mas esse dia vai chegar. Até antes do que a gente imagina. Por
enquanto, a principal certeza é que os elétricos representam a próxima marcha
rumo ao futuro da mobilidade. Mesmo que alguns obstáculos importantes precisem
ser superados nesse caminho.
A Companhia Paulista de Força e Luz, que opera o maior laboratório de modelos movidos a bateria do país, afirma que a maioria das redes de distribuição do Brasil já está preparada para os elétricos. Ou seja, a princípio, energia não é problema. Por outro lado, só existem cerca de 140 postos públicos de recarga disponíveis. Quase todos localizados nas regiões Sul e Sudeste. É pouco! Mas, por enquanto, suficiente para os pouquíssimos elétricos que rodam pelas ruas e estradas brasileiras. Além disso, a indústria acredita que a maioria das recargas vão ser feitas nas casas dos usuários durante a madrugada. E acredite na tomada comum.
As baterias, sim, ainda
são um problema. Cada vez menor, é verdade, mas são. O investimento em pesquisa
e desenvolvimento nos últimos anos em relação às baterias é o maior do segmento
dos elétricos. Mas ainda não existe a “bateria perfeita”. Muita coisa está
sendo testada e, vira e mexe, novas tecnologias aparecem. A última, anunciada
por uma grande montadora japonesa, tem a ver com um uso mais inteligente da
bateria do carro.
Carregadas através da rede elétrica ou até usando painéis
solares, a marca anunciou uma tecnologia que permite que a energia armazenada
na bateria do veículo possa ser compartilhada com a casa do usuário enquanto o
carro fica estacionado. Uma carga completa chegaria a oferecer energia para uma
casa por até quatro dias…
Se tão pouca gente no
Brasil teve a oportunidade de experimentar um elétrico, nós fomos ao Autódromo
de Interlagos, aqui em São Paulo, conhecer algumas das tecnologias de
eletrificação já disponíveis para alguns veículos e até pisar fundo na pista.
Para quem está acostumado a dirigir, sinceramente, a principal diferença é o
ruído; os carros elétricos são extremamente silenciosos e, alguns mais novos,
bastante potentes, com torque instantâneo. Você pisa, o carro responde!
Entre as diferentes
formas de usar o motor elétrico, a gente experimentou este SUV híbrido,
categoria que combina um motor a combustão e outro elétrico de menor potência.
Andamos também neste
outro menor, um modelo elétrico que não precisa ser recarregado. A energia da
bateria do automóvel é fornecida por um motor a gasolina, mas as rodas são
acionadas somente pelo motor elétrico. As emissões são menores. O modelo é mais
barato também e tão silencioso quanto um 100% elétrico.
Agora o que surpreende
mesmo é o modelo totalmente elétrico. Zero emissão de poluentes. Para quem não
conhece e pensa que ele fica “devendo" alguma coisa para os carros a
combustão, se engana. O modelo tem ótima aceleração e uma nova tecnologia que
permite conduzir o veículo usando apenas um pedal. Com a função inteligente
ativa, ao tirar o pé do acelerador, o carro aciona parcialmente os freios e,
dependendo da velocidade, chega até a parar. É um pouco estranho acostumar no
começo, mas nada difícil de aprender para quem já dirigiu ou ainda dirige
usando três pedais.
O problema que ninguém
mostrou como resolver ainda é o preço. Especialmente no Brasil, os modelos
disponíveis são todos importados e extremamente caros. A faixa de preço
daqueles 100% elétricos por aqui beira os 200 mil reais. Se continuar assim,
vai demorar bem mais para a gente ver uma frota de elétricos considerável no
país. Se você gosta de carros e
se interessa pelo futuro da mobilidade, aproveite para conferir um raio-x
completo que o Olhar Digital produziu sobre o momento dos veículos elétricos no
Brasil.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Veículos elétricos representam o futuro da mobilidade
Publicado no Verdesobrerodas
Por Olhar
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