Promete muito o Audi
e-tron quattro. As expetativas da marca alemã para este modelo são elevadas e
não é caso para menos. O público está a aderir e a ficar encantado com este carro
que já está na história, pois trata-se do primeiro automóvel 100% elétrico da
Audi.
A nível internacional, as
primeiras impressões acerca do Audi e-tron quattro "têm sido muito boas,
com as pré-vendas a atingir a produção de 20.000 unidades previstas para
2019", começa por referir Pedro Sousa, gestor de produto da Audi.
Este automóvel combina o espaço e o conforto habituais com construção e acabamentos de elevada qualidade, tornando a mobilidade elétrica numa experiência premium.
Este automóvel combina o espaço e o conforto habituais com construção e acabamentos de elevada qualidade, tornando a mobilidade elétrica numa experiência premium.
É um modelo "versátil, multifacetado, ideal para uma utilização
diária", prossegue o responsável da Audi, permitindo uma condução
"mais descontraída ou mais dinâmica, incursões fora de estrada e rebocar
até 1.800 kg". A autonomia e as várias opções de carregamento disponíveis,
seja em casa ou na rua, também "ajudam na tomada de decisão". A produção prevista
para 2019 em Portugal deste SUV está "praticamente vendida". Isto
apesar de o Audi e-tron quattro ter o lançamento europeu previsto apenas para a
semana 12 deste ano.
No que toca aos
equipamentos disponíveis, destaca uma novidade na marca: "Os retrovisores
exteriores virtuais." Estes reduzem a largura do e-tron em 150 mm e
melhoram o coeficiente aerodinâmico de 0,28 para 0,27. Mais: aumentam a
segurança devido à visibilidade acrescida com os ecrãs interiores OLED de
7" e ajuste automático do brilho.
É também o primeiro modelo da marca com
"functions on demand", o que quer dizer que mesmo depois de
produzido, "o cliente pode acrescentar equipamentos ao seu Audi e-tron via
‘download’ como o sistema de faróis Matrix LED, sistemas de assistência à
condução ou aumentar a potência em 20 kW e a velocidade máxima em 10
km/h". O e-tron é vendido com
bateria que inclui uma garantia de oito anos/160.000 km. A bateria com 95 kWh
de capacidade – 417 km em ciclo WLTP – permite carregamento até 150 kW em
corrente contínua. O preço é de 83.600 euros.
O Audi e-tron quattro é
um carro diferente. Pedro Sousa sublinha que "é mais do que apenas um
automóvel elétrico", apresentando algumas características que o comprovam.
. Oferece um
ecossistema com novos produtos relacionados com o carregamento. Entre eles, o
inovador sistema de recuperação de energia. Em 90% das desacelerações, os
motores elétricos operam como geradores e convertem a energia cinética em
energia elétrica. Este sistema contribui para até 30% do total da autonomia.
Dependendo da desaceleração, o sistema de travagem decide se são usados os
motores elétricos, os freios eletro-hidráulicos ou ambos. A Audi é o primeiro
construtor a aplicar este sistema num modelo elétrico de produção;
. A função boost,
com um pico de potência de 300 kW e 664 Nm de binário durante 60 segundos,
permite acelerar dos 0-100 km/h em 5,7 segundos e atingir a velocidade máxima
limitada de 200 km/h. Este processo pode ser repetido sucessivamente, sem
perdas de potência, pela refrigeração interna dos motores elétricos;
. Através da
suspensão pneumática, de série, a carroceria pode ser elevada até 50 mm para
beneficiar a condução fora de estrada ou, diminuída até 26 mm a partir dos 120
km/h para melhorar a resistência aerodinâmica, contribuindo para a autonomia.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Pré-vendas do elétrio e-tron da Audi chegou à 20.000 unidades
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Jornal de Negócios conteúdo
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