O Brasil deve se focar em
desenvolver carros híbridos que também podem rodar com etanol ou bicombustível,
em vez de apostar todas as fichas nos carros elétricos.
Essa é a opinião do
ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e vai ao encontro dos planos
anunciados pela Toyota para o país. Em dezembro, a montadora confirmou que pretende
produzir ainda este ano o primeiro modelo com esta nova tecnologia,
possivelmente a nova geração do Corolla.
"Nós temos aqui [no Brasil] uma capacidade de inovação muito grande; temos uma infraestrutura fabulosa de 42 mil postos [de combustíveis]. Então, temos que conciliar a nossa realidade com a inovação e com esta diversidade de matriz energética que temos no país, que inclui biocombustível, gás, óleo. E por aí vai”, afirmou durante o seminário "O futuro da matriz veiculas no Brasil", organizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As informações são da Agência Brasil.
Além do potencial brasileiro, pesam
também as dificuldades em pesquisa e desenvolvimento para que carros elétricos
sejam produzidos e vendidos em larga escala. O ministro também ponderou o gasto
que seria necessário para criar uma nova infraestrutura de distribuição de
energia.
Segundo Albuquerque, o modelo
híbrido flex da Toyota será o "meio automotivo mais limpo do mundo",
já que, segundo a Associação de Engenharia Automotiva (AEA), ele emitirá um
terço da quantidade de CO2 dos veículos elétricos comuns. Entram nesse cálculo
todas as emissões do ciclo de vida do carro.
O anúncio da Toyota veio depois
de menos de um ano de testes da nova tecnologia. Ela foi aplicada ao Prius
vendido atualmente, mas não necessariamente será produzida em larga escala
nesse modelo. Segundo a montadora japonesa, a fabricação local começa até o
final de 2019. Atualmente, ela é a única empresa com testes avançados para
lançar esse tipo de tecnologia por aqui.
“Este é um trabalho que envolveu
diversos agentes, como governo, entidades, fornecedores, concessionários e,
claro, nossos colaboradores, que trabalham incessantemente sob a filosofia da
melhoria contínua. Além disso, destaca o Brasil no cenário mundial das
alternativas para a eletro mobilidade, como produtor de um dos automóveis mais
limpos do mundo, em consonância com o Programa Rota 2030”, disse Rafael Chang,
presidente da Toyota do Brasil, durante a oficialização dos planos.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Brasil deve se focar em carros eletrificados
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Auto Esporte conteúdo
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