A Suíça tem uma nova
estratégia para promover o uso de veículos elétricos, mas a nação alpina
continua muito atrás dos pioneiros da mobilidade elétrica, como a Noruega. O
plano suíço surge em meio a questões sobre até que ponto os carros elétricos
são realmente ecologicamente corretos.
As vendas de carros
elétricos na Suíça aumentaram 40% em 2017, em comparação com o ano anterior.
Mas os 4.929 veículos elétricos vendidos representaram apenas 1,6% do total de vendas de veículos, de acordo com o Departamento Federal de Estatísticas. Isso em comparação com a Noruega, onde 20,8% dos carros vendidos naquele ano eram elétricos. Até 2025, somente veículos elétricos ou híbridos poderão rodar nas estradas norueguesas.
Mas os 4.929 veículos elétricos vendidos representaram apenas 1,6% do total de vendas de veículos, de acordo com o Departamento Federal de Estatísticas. Isso em comparação com a Noruega, onde 20,8% dos carros vendidos naquele ano eram elétricos. Até 2025, somente veículos elétricos ou híbridos poderão rodar nas estradas norueguesas.

Um dos principais desafios para a
expansão da mobilidade elétrica na Suíça é a rede limitada de estações de
regarga, cuja escassez impede que esses veículos percorram longas distâncias.
As autoridades federais, portanto, querem construir 160 pontos de recarga de
alta velocidade ao longo das estradas principais. Elas também dizem que os
carros elétricos não devem mais ser classificados como veículos de maior peso
devido às suas baterias pesadas. Em geral, as autoridades dizem
que querem mudar a opinião das pessoas sobre os carros elétricos e "criar
sentimentos positivos" sobre a mobilidade elétrica.
Outros países, como a China, já
estão muito mais adiantados nesse caminho. Em vista dos sérios problemas de
poluição nas cidades chinesas, o país quer desencorajar a compra de carros
novos; as placas dos novos veículos são distribuídas apenas em um sistema de
loteria. Em 2013, o jornal alemão Süddeutsche Zeitung informou que um motorista
de Pequim tinha que esperar 72 meses para obter uma placa. A situação é muito
pior hoje, segundo os jornalistas chineses da swissinfo.ch.
Mas a China quer estimular a
demanda por carros de energia alternativa. Este ano pretende reduzir ainda mais
os subsídios para veículos elétricos para levar as montadoras a inovar em vez
de depender da política fiscal, informa a Bloomberg. O desenvolvimento de carros
elétricos está ganhando velocidade. A partir de 2019, a Volvo - pertencente ao
grupo chinês Geely - planeja produzir apenas veículos elétricos ou híbridos. E
nesta semana, a fabricante americana de carros elétricos Tesla abriu uma enorme
fábrica na China.
A Europa está perdendo o ritmo.
Vários modelos de carros elétricos estão em desenvolvimento, mas “não será
antes de 2021, quando a Volkswagen fará sua grande ofensiva em mobilidade
elétrica para tentar destronar a Tesla na Europa”, declarou Ferdinand
Dudenhöffer, da Universidade alemã de Duisburg-Essen, ao jornal Handelszeitung.
Enquanto isso, um número
crescente de especialistas está pondo em dúvida os benefícios ambientais
dos veículos movidos a bateria. O jornal NZZ am Sonntag escreveu recentemente
que fabricar baterias novas causa mais danos ambientais do que a fabricação de
carros com motores a combustão. Segundo o jornal de Zurique, um estudo
encomendado pela Agência Sueca de Energia mostrou que um pequeno carro elétrico
se torna mais eficiente no uso de energia do que um carro a gasolina depois de
30.000 quilômetros, enquanto um carro elétrico maior só o faz depois de 100.000
quilômetros.
O impacto ecológico da fabricação
de baterias de automóveis também é negligenciado, argumentam alguns
especialistas. A produção de baterias requer minerais raros e danifica o meio
ambiente. O NZZ disse que os planos para descartar milhões de baterias de
carros elétricos usados "são tão vagos quanto as questões que cercam os
resíduos nucleares quando as primeiras usinas nucleares foram construídas".
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Suíça tem nova estratégia para promover veículos elétricos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por swissinfo conteúdo
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