Embora a Tesla tenha
ajudado a popularizar o carro elétrico como conceito mais apropriado para um
público exclusivo, muitas marcas de automóveis de luxo têm resistido a
introduzir modelos elétricos nas suas gamas. E isso está a custar-lhes muitas
vendas, como é o caso da Bentley, que podia duplicar as suas vendas se vendesse
um carro elétrico para um segmento de clientes com contas bancárias milionárias,
mas com um estilo de vida nada tradicional.
A Bentley, como típica marca britânica de luxo, sempre apelou a um público mais conservador, e isso significa que não está a conseguir captar 40 por cento do seu mercado potencial. De acordo com comentários de Adrian Hallmark, diretor-geral da Bentley, ao Automotive News, criadores inovadores que enriqueceram com negócios à volta da Internet e das novas tecnologias são socialmente liberais e progressivos, pelo que estão mais interessados em ter um automóvel elétrico que um com motor tradicional a gasolina. À falta de um Bentley, estes potenciais clientes migram para a Tesla ou para a Porsche, cujo Taycan vai chegar ao mercado em 2020.
Mesmo assim, a Bentley já
abriu caminho para conquistar este novo público. O seu SUV, o Bentayga, está
disponível com uma versão híbrida plug-in, que pode fazer grandes trechos só
com potência elétrica.
E a marca britânica está mais do que aberta à possibilidade
de lançar um modelo elétrico a curto ou médio prazo. Em 2017, o protótipo EXP
12 Speed 6 foi revelado com um motor elétrico, mas a marca apenas aproveitou a
sua carroceria para o novo Continental GT Convertible, que na versão de
produção só existe com motor W12 biturbo a gasolina de 635 cv.
Dado que partilha a sua
tecnologia com os modelos de topo da Audi e alguns da Porsche, o Audi e-tron
poderia ser a base para um Bentley elétrico, tal como o Bentayga já partilha a
arquitetura com o Audi Q7. No entanto, a marca britânica poderá esperar até ter
à sua disposição uma bateria com capacidade suficiente para oferecer aos seus
veículos uma autonomia de mais de 500 km. O Audi e-tron tem apenas 417 km de
autonomia anunciada, no ciclo de consumos WLTP, e o seu motor elétrico apenas
gera 300 kW (408 cv) de potência, um pouco abaixo das necessidades da Bentley.
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Postagem: Após SUV Bentayga a Bentley poderá lançar outro elétrico
Publicado no
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Por Motor 24 conteúdo
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