A Volkswagen
pretende vender carros elétricos por menos de 20 mil euros (22,8 mil
dólares) e proteger empregos na Alemanha por meio da
conversão de três fábricas que produzirão os modelos rivais da norte-americana Tesla, afirmou uma fonte com
conhecimento dos planos.
A VW e outras montadoras estão
enfrentando dificuldades para se adaptarem rapidamente às rígidas regras de
emissão de poluentes depois que a companhia se envolveu em um escândalo de
fraude em testes de emissão de seus veículos com motores a diesel. O
presidente-executivo da Volkswagen, Herbert Diess, disse no mês passado que a
indústria alemã de veículos enfrenta risco de extinção.
Os planos para o carro elétrico da VW conhecido como “MEB entry” e com um volume de produção de 200 mil unidades devem ser discutidos por uma reunião do conselho de supervisão da montadora em 16 de novembro, disse a fonte. Outro veículo, chamado de “I.D. Aero”, será fabricado em uma unidade que já produz o sedã Passat, disse a fonte.

A reunião para discussão
de estratégia marcada para 16 de novembro vai abordar o plano de transformação
da Volkswagen, da maior fabricante de veículos a combustão da Europa para uma
fabricante em massa de carros elétricos, disse outra fonte com conhecimento do
assunto.
Cidades alemãs têm
começado a aprovar regras para proibir o tráfego de veículos com motores a
diesel, o que tem forçado montadoras de veículos a pensar em maneiras de
proteger cerca de 600 mil empregos no país, dos quais 436 mil estão nas
montadoras e em fornecedores de autopeças. Um veículo elétrico, o ID
Buzz, deverá ser montado na fábrica da Volkswagen em Hanover, onde a van T6 é
produzida, disse a fonte.
Para liberar espaço para
produção dos elétricos em Hanover, as vãs da Volkswagen poderão ser produzidas
em uma fábrica da Ford na Turquia, se sindicatos de metalúrgicos na Alemanha,
que possuem metade dos assentos no conselho de diretores da Volkswagen,
concordarem, afirmou a fonte.
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Verdesobrerodas
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