A eletromobilidade é hoje um
pilar fortíssimo na estratégia energética da Renault Trucks para o transporte
urbano sustentável.
Por essa razão, desde 2009, a fabricante de caminhões francesa implementou recursos significativos em pesquisa e desenvolvimento de eletromobilidade, em colaboração com seus clientes.
Por essa razão, desde 2009, a fabricante de caminhões francesa implementou recursos significativos em pesquisa e desenvolvimento de eletromobilidade, em colaboração com seus clientes.
O uso em condições reais dos diferentes tipos de veículos experimentais 100% elétricos no segmento entre 12 e 16 toneladas – em parceria com empresas como Guerlain, Carrefour, Nestlé e grupo Delanchy – permitiu à Renault Trucks obter informações fundamentais sobre a utilização, comportamento das baterias, infraestrutura de reabastecimento e manutenção de caminhões elétricos.
Fato é que depois de quase de 10 anos debruçada em pesquisas e testes com caminhões com propulsão 100% elétrica, a Renault Trucks começa a vender modelos com essa tecnologia a partir de 2019. Os caminhões com essa tecnologia serão produzidos na fábrica da Normandia, em Blainville-sur-Orne.
A gama é composta por
caminhões e veículos comerciais da linha Master 100% elétricos, que são destinados
a circular em perímetro urbano. Contudo, no Brasil, o mercado de caminhões
urbanos cresce gradativamente, havendo espaço para o modelo Master modelo com
forte potencial entre os empresários do setor. Os veículos de emissão
zero permitirão preservar a qualidade do ar, limitar o aquecimento global e
reduzir a emissão de ruído, sobretudo nas operações noturnas.
A história com veículos
de propulsão elétrica da Renault Trucks começou em 2010 com o lançamento do
Maxity Electric, de 4,5 t de PBT. “A introdução no mercado do Maxity Electric
nos deu permissão para preparar nossa rede de distribuição para a venda,
manutenção e reparação de veículos elétricos”, explica François Savoye, diretor
da estratégia de eficiência energética da Renault Trucks.
A Renault Trucks conta
com a força do grupo Volvo no que se refere à pesquisa e ao desenvolvimento, e
de suas tecnologias comprovadas e das sinergias entre as entidades do grupo que
desenvolvem veículos 100% elétricos como, por exemplo, ônibus. As economias de
escala assim alcançadas permitem à Renault Trucks comercializar uma gama de
veículos elétricos rentáveis para seus clientes a partir de 2019.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Grandes redes testam caminhão 100% elétrico da Renault
Publicado no
Verdesobrerodas
Por O Debate conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário