Será possível carregar baterias de carros elétricos sem fios? Sim, tudo
indica que será possível num futuro não muito distante.
Uma investigação do Departamento
de Energia dos Estados Unidos
conseguiu fabricar um protótipo de um sistema de carregamento sem fios capaz de
transferir energia a 120 KW de potência com uma eficiência de 97%.
Uma equipe de pesquisadores que trabalham no Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE), criou um protótipo que possibilita carregar baterias através de um sistema sem fio. Essa criação representa uma revolução na tecnologia, já que se aproxima dos seus tempos de carga para as mais potentes estações à cabo de última geração e para o reabastecimento convencional de combustíveis fósseis.
Na demonstração feita no
laboratório do Centro Nacional para a Energia DOE transferiu uma área de mais
de 15 centímetros (6 polegadas) entre a bobina magnética presente no chão e no
veículo que garante viabilidade para a sua implementação de forma prática.
No processo de transferência
entre as bobinas primária e secundária, somente 3% de energia é perdida.
Em 2016 os pesquisadores do ORNL
criaram um sistema de recarga sem fios que tinha potência de 20 KW e eficiência
de 90%. Esse sistema está sendo estudado para se tornar um sistema de cobrança
que poderá ser utilizado por veículos de entrega comercial.
De acordo com os cientistas norte
americanos, para o projeto foi fundamental manter as condições reais que foram
alcançadas na demonstração anterior para incentivar a adoção comercial.
Para conseguir uma potência de
120 KW, a equipe da ORNL criou um novo design de bobina otimizada, que utilizou
os mais recentes desenvolvimentos de dispositivos eletrônicos de carboneto de
silício que permitem que o sistema seja bem mais leve e compacto.Tecnicamente, o sistema retira
energia da rede e converte em corrente alternada de alta frequência, que gera
um campo magnético capaz de transferir energia por meio do ar. Na hora que a
energia atinge a bobina secundária, o receptor, ela é convertida de volta na
corrente contínua para que possa ser armazenada na bateria do veículo.
O carregamento sem fio é um
sistema amigável, porque não requer cabos intermediários e diminui o problema
de diferentes padrões de conectores. Além disso, a possibilidade de diminuir os
tempos de espera de aproximadamente 15 minutos de recarga e facilitar a
comunicação entre os operadores de rede, vai tornar um incentivo adicional para
a adoção de veículos elétricos em grandes quantidades. O próximo passo é
converter essa tecnologia em um sistema dinâmico de carregamento sem fio que
utilizará plataformas de carregamento dinâmico em velocidades de autoestrada.
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Postagem: Carregamento de carros elétricos por wireless está evoluindo rápido
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Portal Energias Renováveis conteúdo
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