A Volvo é só alegria no Brasil.
De janeiro a setembro, a marca sueca vendeu 4.529 veículos, alta de 30% ante o
ano de 2017 inteiro. Embalada no sucesso de SUVs como XC40 e XC60, a filial
brasileira lançará a nova geração do sedã médio S60 em meados de 2019 mirando
clientes dos modelos das marcas alemãs: Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz
Classe C.
Avaliado nos EUA, o novo modelo
mostrou que tem armas para abocanhar uma fatia das vendas dos rivais. Tudo
dependerá do preço – a versão Polestar, por exemplo, única confirmada para o
Brasil, não deverá sair por menos de R$ 200 mil.
A opção de topo é híbrida plug-in
– as baterias que alimentam o motor elétrico podem ser recarregadas em tomadas
– e tem potência combinada (motor a combustão e elétrico) de 421 cv. Outra
aposta certeira é a R-Design, provavelmente com motor T6 de 320 cv.

Além de ser compatível com
Android Auto e Apple CarPlay, tudo é muito intuitivo e fácil de operar. O
dispositivo pode ser acionado pela enorme tela sensível ao toque no painel, por
meio de teclas no volante, por comandos de voz e até gestos.
Já o City Safety com Autobrake
reduz o risco de colisão e atropelamento. Além de reconhecer obstáculos, como
veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, inclusive à noite, o
sistema consegue perceber a presença de outros carros e bicicletas, por
exemplo, nas laterais e fora do campo de visão do motorista.
Há sensores de obstáculos na
dianteira e traseira e câmera na tampa do porta-malas. Além disso, o recurso de
leitura de trânsito cruzado percebe aproximação de veículos e pessoas pelas
laterais da traseira, reduzindo o risco de acidentes quando o motorista está
saindo de uma vaga de marcha a ré.
O sistema semi autônomo Pilot
Assist evita saída involuntária da faixa de rolamento, atuando, inclusive, de
forma automática na direção, trazendo o carro de volta à trajetória. Se
perceber que o motorista está demorando para agir em caso de risco de colisão,
desvia o carro do obstáculo e aplica os freios sozinho. A tecnologia funciona a
até 130 km/h. É possível também rodar apenas com
eletricidade (por 35 km, no máximo). Os ajustes elétricos dos bancos dianteiros
e o manual do volante facilitam a tarefa de encontrar a melhor posição de
guiar.
O S60 Polestar traz a versão de
motorização T8, com um 2.0 turbo a gasolina (com compressor) e um propulsor
elétrico na traseira. O primeiro gera 340 cv e 44 mkgf e o segundo, o
equivalente a 87 cv. O resultado combinado é de 421 cv e 68 mkgf. O câmbio é
automático de oito velocidades. Conforme a Volvo, o S60 acelera de 0 a 100 km/h
em 4,7 segundos. A direção com assistência
elétrica contribui bastante com o conforto a bordo. O sistema filtra
demasiadamente a conexão das rodas com o volante, o que pode parecer sem graça
para alguns motoristas.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Versão híbrida plug-in da Volvo chega com novidades
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Jornal do Carro Estadão conteúdo
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