Com estilo vincadamente
diferente e uma abordagem SUV muito completa, o novo RAV4 dá continuidade ao
espírito de pioneirismo que a Toyota encetou há mais de duas décadas, quando em
1994 lançou o primeiro RAV4. A marca recorda que esse modelo “constituiu a
chegada de um novo tipo de automóvel para o mundo, que combinava a capacidade
de chegar a qualquer lugar e a robustez de um SUV com as dimensões compactas e
comportamento mais próximo do de um hatchback”.
Agora, procura aprofundar essa mesma ideia, com a nova geração (a quinta), a fazer a sua estreia europeia no Salão de Paris. Neste caso, é também a primeira utilização da plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) num SUV, demarcando-se pelo visual, mas também por características como o baixo centro de gravidade e rigidez de carroceria significativamente aumentada sem retirar espaço ao interior.
Ao mesmo tempo, o novo
RAV4 mantém firme a aposta da Toyota na tecnologia eletrificada ‘Self-Charging
Hybrid’, que foi a escolha de uma esmagadora maioria de clientes na Europa
Ocidental (85% em 2018), segundo a marca nipônica. Assim, para esta nova
geração há uma nova motorização híbrida TNGA de 2.5 litros e 222 CV, propondo
níveis elevados de economia de combustível e baixas emissões.
Paralelamente, os
sistemas de tração integral foram consideravelmente melhorados para obter uma
capacidade de “ser conduzido em qualquer estrada”. O novo sistema AWD elétrico
do RAV4 Hybrid foi redesenhado e evoluído para proporcionar um comportamento
substancialmente mais competente em condições desafiadoras e um andamento mais
seguro em superfícies escorregadias.
O novo RAV4 estará
disponível com duas motorizações TNGA, ambas mais potentes e com menor consumo
de combustível do que as do seu antecessor. O novo RAV4 Hybrid AWD de 2.5
litros tem uma potência máxima total de 222 CV (face aos 197 CV do anterior),
cumprindo a aceleração dos zero aos 100 km/h em 8,1 segundos. A outra variante
difere apenas no facto de ser tração dianteira, logo, evidenciando ligeiramente
menos potência – 218 CV.
Os principais
componentes, incluindo a Unidade de Controlo de Potência (PCU) e a bateria de
hidretos metálicos de níquel estão mais compactos, leves e projetados para
reduzir as perdas elétricas e mecânicas. O sistema de propulsão utiliza o novo
motor Dynamic Force de 2.5 litros da Toyota, uma unidade de quatro cilindros
com injeção direta e indireta. A Toyota espera que a economia de combustível do
ciclo combinado seja de 4,5 l/100 km (NEDC correlacionado), com emissões de CO2
de apenas 102 g/km (NEDC Correlacionado).
Esta proposta deverá
representar uma percentagem ainda maior nas vendas totais do modelo na Europa
Ocidental (a Toyota prevê que a mesma aumentará dos atuais 85% para 90%). Um
novo motor a gasolina de 2.0 litros estará igualmente disponível, com uma
escolha de transmissões manual ou automática, embora não vá estar disponível em
Portugal.
O novo RAV4 é também o
primeiro Toyota a beneficiar dos recursos adicionais do Toyota Safety Sense,
que ampliam o uso de tecnologias avançadas para ajudar a prevenir acidentes e
fornecer maior assistência ao condutor, incluindo sistemas que introduzem um
nível de condução autônoma.
O RAV4 Hybrid disporá
ainda de um nível de equipamento Style, com acabamento de pintura em dois tons,
marcando um contraste entre a cor da carroçaria (uma de quatro opções) e uma
seção do teto em negro, além de faróis com projetor LED e jantes de liga
leve pretas de 18 polegadas. Nos bancos de estilo desportivo no habitáculo um
revestimento preto no teto e detalhes em azul contrastam para visual elegante,
segundo a marca.
Outros recursos premium
que estarão disponíveis no novo RAV4 incluem um Monitor de Visão Panorâmica
(vista de 360 graus em tempo real da área imediatamente ao redor do veículo),
útil em prática de TT e nas manobras em espaços confinados ou o sistema de som
JBL feito à medida com arquitetura de nove altifalantes. O novo RAV4 chega a Portugal
no primeiro trimestre de 2019.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Toyota mantém firme aposta na tecnologia eletrificada
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário