As corridas de automóveis
são geralmente criticadas por quem não as aprecia por serem perigosas, fazerem
barulho e emitirem poluição só para alguns pilotos andarem às voltas a
divertirem-se. Mas uma das justificações para se realizarem é que servem de
laboratório para novas tecnologias. E os carros elétricos, como nova
tecnologia, vão beneficiar muito do novo interesse do desporto automóvel nesta
nova forma de propulsão.
Este ano, a Fórmula E, o primeiro campeonato do mundo de monolugares elétricos, estreia a segunda geração do seu carro, ganhando uma categoria de apoio, um troféu monomarca disputado com o Jaguar I-Pace. E em 2020, estas vão ter a companhia do E-TCR, um novo campeonato do mundo, este criado para participarem carros elétricos praticamente iguais àqueles que vemos na estrada, que assim vão beneficiar dos novos desenvolvimentos tecnológicos concebidos quando este tipo de veículos é usado nos limites.
O primeiro carro feito
para a categoria E-TCR é o Cupra e-Racer. Este modelo desportivo derivado de um
SEAT Leon já tinha sido revelado ao mundo no início do ano, mas fez este fim de
semana a sua estreia em ação na pista, em frente do público, conduzido pelo
veterano piloto espanhol Jordi Gené, que já foi colega de equipa de Tiago
Monteiro. O carro espanhol tem passado os últimos meses em desenvolvimento
constante, prestando particular atenção à refrigeração das baterias e ao
aproveitamento e recuperação de energia.
Estes carros elétricos de
corrida, silenciosos e não poluentes, têm dois motores com potência combinada
de 680 cv, quase o dobro do Cupra Leon de competição, mas pesam mais de 1600
kg, 400 kg a mais que o modelo a gasolina. Mesmo assim, vão atingir os 100 km/h
em 3,2 segundos e os 200 km/h em 8,2 segundos.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Nova competição de carros elétricos está a caminho
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário