Sem o som característico
de um motor de combustão, o SUV elétrico Jaguar I-PACE precisava de uma nova
forma de chamar a atenção de pessoas cegas, com dificuldades de visão e
pedestres mais vulneráveis sempre que um veículo elétrico se aproxima em baixa
velocidade.
A Jaguar projetou o
sistema exclusivo Audible Vehicle Alert System (AVAS) para o seu primeiro
veículo elétrico e que cumpre a legislação que em breve entrará em vigor em
todo o mundo.
Os engenheiros da Jaguar desenvolveram um som que pode ser ouvido a uma velocidade de 20 km/h ultrapassando os 56 dB(A), mínimos exigidos pela legislação europeia - a mais rígida do mundo -, para todos os veículos elétricos lançados a partir de julho de 2019.
Os engenheiros da Jaguar desenvolveram um som que pode ser ouvido a uma velocidade de 20 km/h ultrapassando os 56 dB(A), mínimos exigidos pela legislação europeia - a mais rígida do mundo -, para todos os veículos elétricos lançados a partir de julho de 2019.
O som emitido pelo I-PACE
foi testado por membros da associação de Cães Guia para Cegos, a organização
beneficente mais importante do Reino Unido para pessoas que sofrem de perda de
visão, no âmbito dos testes realizados pela Jaguar. Além disso, esse foi o
início de uma relação entre as duas organizações que deverá evoluir.
Iain Suffield, técnico
especialista da Jaguar em NVH (Noise, Vibration and Harshness), afirma: “A
ausência de som de um motor convencional nos veículos elétricos criou um
problema para os pedestres mais vulneráveis, como é o caso dos cegos ou das
pessoas com problemas de visão. Essa situação é mais evidente quando o veículo
circula em baixa velocidade no centro das cidades ou dentro de um
estacionamento.
Para tanto, desenvolvemos o sistema Audible Vehicle Alert
System no I-PACE a fim de garantir a segurança de todos os pedestres nas
estradas e ruas. A nossa tecnologia salvará vidas não pode ser desligada e
estamos orgulhosos por contar com o apoio da associação de Cães Guia de modo a
garantir que os nossos produtos sejam testados pelo público-alvo e por pessoas
reais”.
Os engenheiros da Jaguar
trabalharam durante quatro anos para desenvolver um som que fosse audível e
discreto, porém inaudível no interior do veículo. Os testes iniciais inspirados
nas naves espaciais dos filmes de ficção científica tiveram de ser colocados de
lado, uma vez que os pedestres reagiam olhando para o céu e não para a estrada
sempre que um veículo elétrico se aproximava.
Os engenheiros testaram
vários sons em diversos ambientes, incluindo uma sala anecoica (um espaço onde
não há eco) e em vários locais urbanos, antes de chegar ao som final do I-PACE.
O som é emitido por um autofalante localizado atrás da grade dianteira, que
pode ser ouvido a partir de qualquer direção e que não pode ser desligado.
O som de alerta aumenta
de tom e volume à medida que o veículo vai acelerando. Quando a marcha ré é
acionada, um tom adicional que indica a mudança de direção é emitido. O sistema
AVAS não funciona em altas velocidades, pois nesse momento existem barulhos
aerodinâmicos e de rodagem suficientes que alertam os pedestres para a
aproximação de um veículo de zero emissões.
John Welsman, parceiro de
negócios e política (Viagem & Mobilidade) da Cães Guia para Cegos,
acrescenta: “A associação de Cães Guia fez uma campanha muito forte para a
obrigatoriedade de um sistema de som audível em veículos silenciosos, mesmo
quando esses estiverem parados nas faixas de pedestres. Damos os parabéns à
Jaguar por ser a primeira marca a lançar um veículo EV que abraça os padrões
mais exigentes, mesmo antes da entrada em vigor da legislação, e esperamos que
a marca continue a trabalhar neste projeto”.
A Jaguar apresentou o
I-PACE, o seu primeiro SUV elétrico de alta performance no início deste ano com
o intuito de oferecer um veículo esportivo sustentável, com a última geração de
inteligência artificial (IA) e a simplicidade de um SUV de cinco lugares. Com uma bateria de última
geração de íons de lítio de 90 kWh, dois motores elétricos projetados pela
marca e um chassi de alumínio feito sob medida, o I-PACE é capaz de acelerar
dos 0 aos 100 km/h em 4.5 segundos e conta com uma autonomia de 470 km em
circuito WLTP.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Jaguar desenvolveram som para SUV elétrico I-PACE
Publicado no
Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
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