Em 15 de dezembro uma
nova era no Campeonato ABB FIA de Fórmula E começará em Ad Diriyah (Arábia
Saudita): graças à maior autonomia dos carros elétricos, os pilotos vão
competir com apenas um carro de corrida pela primeira vez.
A Audi revela agora o recém-desenvolvido Audi e-tron FE05, com o qual Daniel Abt e Lucas di Grassi disputarão o título.
A Audi revela agora o recém-desenvolvido Audi e-tron FE05, com o qual Daniel Abt e Lucas di Grassi disputarão o título.
Isso representa a maior inovação da Fórmula E até agora: pela primeira vez desde que a série foi lançada, em 2014, os pilotos usarão apenas um carro por corrida para disputar a nova temporada 2018/2019. Como as baterias agora têm capacidade para durar toda a corrida de 45 minutos, a mudança obrigatória de carro durante a corrida foi eliminada. Essa é uma comprovação de como o automobilismo – especialmente a Fórmula E – está promovendo inovações e tecnologia.
Com o Audi e-tron FE05, a
marca se preparou meticulosamente para os novos desafios técnicos e
estratégicos. Isso é particularmente verdadeiro para o componente-chave no
coração do e-tron FE05: o drivetrain, que consiste no motor, inversor, caixa de
câmbio, componentes da suspensão traseira, bem como o software correspondente. Enquanto
o resto do carro é idêntico para todas as equipes, os fabricantes têm a
oportunidade de mostrar seu conhecimento técnico com o drivetrain.
Na quarta
temporada da série, que terminou com a Audi Sport ABT Schaeffler vencendo o
título de equipe em Nova York em meados de julho, o e-tron FE04 mostrou-se
muitas vezes ser o carro mais eficiente. Seu sucessor é uma evolução desse
modelo vencedor.
Summerscale e sua equipe
começaram a desenvolver o e-tron FE05 já em meados de 2017, mesmo antes do
início da temporada passada. No final de julho de 2018, a Federação
Internacional de Automóveis (FIA) havia homologado o carro. As alterações não
são mais permitidas, apenas o software pode ser melhorado durante a temporada.
Um teste conjunto com todos os competidores está programado para meados de
outubro em Valência (Espanha). Depois disso, os carros de corrida e
equipamentos serão transportados para a Arábia Saudita.

O bólido elétrico acelera de 0 a 100 km/h em
3,1 segundos. A velocidade máxima alcançada é em torno de 240 km/h. Uma
particularidade: a nova geração do e-tron FE05 vem sem uma asa traseira – uma
raridade no automobilismo. Em vez disso, o downforce é gerado por um grande
difusor na parte traseira do veículo. Após os primeiros testes, os fãs
compararam a aparência futurista do carro a um “Batmóvel”, “Star Wars” e uma
“espaçonave”. “Quando saio para a pista com os outros carros, sinto que estou
em um filme de ficção científica”, diz Daniel Abt. “Comparado ao seu
antecessor, o novo modelo tem um design consideravelmente mais agressivo.”
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Fórmula E tem carros elétricos com autonomia alargada
Publicado no
Verdesobrerodas
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