O custo de manutenção de um carro
elétrico é maior que o de um modelo equivalente com motor a combustão. Para os
chamados carros “verdes”, o preço da mão de obra é 31% mais barata, mas as
peças são cerca de 9% maior quando comparadas com as de veículos movidos a
gasolina, diesel ou etanol.
Essa é a principal conclusão de
um estudo feito pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária Argentina e
divulgado pelo CESVI Brasil. O levantamento foi baseado nos resultados de
testes de colisão a 15 km/h. Essa é a regra utilizada pelo conselho dos centros
de pesquisas de reparação automotiva do mundo todo.
Os sistemas de absorção de
impactos dos carros elétricos são mais modernos que os de veículos com motor a
combustão.
Por isso, são também mais caros. Em média, o custo para reparar a dianteira de um carro elétrico é cerca de 3% mais alto que para outro equivalente com motor a combustão. No caso de reparo da traseira, o valor para o elétrico é 2% maior.
Por isso, são também mais caros. Em média, o custo para reparar a dianteira de um carro elétrico é cerca de 3% mais alto que para outro equivalente com motor a combustão. No caso de reparo da traseira, o valor para o elétrico é 2% maior.
O CESVI Brasil também checou
preços de peças de veículos híbridos (com motor a combustão e elétrico) à venda
no Brasil por meio do ÓRION, sistema eletrônico que permite orçar valores de
reparos. Foram cotadas peças do Toyota Prius, Ford
Fusion e BMW 750i Hybrid – todos já tiveram sinistros registrados no sistema.
Embora não tenha divulgado
detalhes, o CESVI informou que os valores dos itens não apresentaram diferença
significativa em relação ao de carros equivalentes “convencionais”.
Ainda sem incentivos concretos
por parte do governo, o mercado de carros híbridos e elétricos
no Brasil é pouco representativo. Os modelos disponíveis são caros e a maioria
faz parte do segmento de luxo. O mais acessível é o híbrido Toyota Prius.
Importado do Japão, o hatch tem tabela de R$ 126.600.
Da lista de híbridos à venda no
País também faz parte o mexicano Ford Fusion Hybrid, com preço de R$ 162.520.
Outros japoneses são CT200h (R$ 135.750), NX300h (R$ 229.670) e
LS500h (R$ 760 mil),
todos da Lexus. Da Volvo, há os
utilitários-esportivos XC60 (feito na China e tabelado a R$ 299.950) e XC90 (a
partir de R$ 299.950), além do recém-lançado sedã S90 (R$ 365.950), também
chinês. Da Alemanha vêm os Porsche Panamera Hybrid (R$ 529 mil) e Cayenne S E-Hybrid
(R$ 420 mil), além do BMW i8 (R$ 799.950).
Por ora, apenas a BMW oferece um
modelo 100% elétrico no Brasil. Trata-se do hatch i3, cuja tabela é de R$
199.950. A lista será ampliada em breve. A Jaguar já confirmou a venda do SUV
I-Pace até o fim deste ano por cerca de R$ 350 mil.
Da Nissan, o Leaf estará no Salão
do Automóvel, em novembro. A previsão é que as vendas tenham início no primeiro
trimestre de 2019. A
tabela ficará entre R$ 150 mil e R$ 200 mil. Outro que estará no Salão é o Chevrolet Bolt. A
marca vem promovendo o hatch no Brasil há algum tempo, mas ainda não revelou
quando deve iniciar suas vendas.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Apenas a BMW oferece modelo 100% elétrico no Brasil
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Jornal do Carro Estadão conteúdo
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