No próximo ano, Portugal começará
a massificar a introdução de veículos elétricos com baterias “fuel cell”, ou
seja, sistemas que utilizam hidrogênio para gerar a energia do veículo. Ao
utilizar células de combustível, a eletricidade consumida é gerada a bordo do
veículo, invés de necessidade de se alimentarem na rede elétrica. A tecnologia
dispensa a necessidade de baterias de grandes proporções e capacidade, sendo as
células de hidrogênio de 1,6 kWh, invés das convencionais que podem chegar aos
100 kWh.
O Toyota Mirai é um dos veículos mais vendidos suportados pelo sistema de combustível a células, conseguindo uma autonomia de 450 quilômetros com uma “pastilha” de hidrogênio de 5 kg. A Toyota, através do seu representante em Portugal, a Salvador Caetano Portugal, já fabricou este ano 60 ônibus elétricos, mas espera até 2021 ter 2.000 na praça, baseados na tecnologia “fuel cells”, adianta o Observador.
A Toyota irá fornecer as células
de combustível e os respetivos tanques de 350 bar de pressão, os motores
elétricos e a unidade de gestão. Já em Portugal são construídos os chassis, a
carroceria, assim como a montagem de interiores e os componentes mecânicos.
O principal impedimento ao
aumento do parque destes veículos, incluindo o Toyota Mirai, é a escassez da
rede de distribuição das células de hidrogênio. A Galp está envolvida no
projeto e pretende instalar em Portugal dois postos de abastecimento, um em
Gaia, perto da fábrica da Salvador Caetano e a outra em Lisboa.
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Postagem: Portugal massificará introdução de veículos elétricos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por SAPO Tek conteúdo
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