
Em relação à tecnologia
menos poluente há dois destaques de produtos expostos.
Primeiramente o eCitaro,
para aplicações urbanas, que será destinado ao mercado europeu. O ônibus é 100%
elétrico e tem baterias que armazenam energia suficiente para em média uma
autonomia de 250 quilômetros.
O segundo destaque é o Citaro Hybrid (híbrido), que possui um motor a combustão e ultracapacitores que geram energia para sistemas periféricos e para momentos da operação como arrancada e subidas. De acordo com a Mercedes-Benz, o veículo pode gerar uma economia de aproximadamente 8% de combustível. Na mesma proporção obtém-se a redução de emissões de poluentes.
Em relação à
eletromobilidade a Mercedes-Benz não se restringiu apenas a ônibus. Existem
veículos de testes, que serão em breve comercializados, como as vans Sprinter
Vito, o caminhão de pequeno porte da Fuso e o Actros totalmente elétrico.
Já é realidade nos
Estados Unidos o modelo de ônibus escolar Thoms Built Buses, outra marca do
Grupo, que possui um banco de baterias com capacidade para proporcionar uma
autonomia de aproximadamente 160 quilômetros. Essa autonomia é compatível com
as operações desse tipo de transporte, que tradicionalmente tem trajetos
menores e permitem que o ônibus fique parado.
Algumas das inovações
tecnológicas apresentadas na edição deste ano da IAA, principalmente em relação
à questão da segurança, em breve devem ser aplicadas no Brasil. A perspectiva é para no
futuro, quando o Brasil oferecer melhor infraestrutura de geração e
distribuição elétrica, além de operação, a empresa também comercialize os
modelos elétricos. Foi o que conversou o gerente de marketing da Mercedes-Benz
no Brasil, Edson Brandão.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Ônibus elétrico da mecedes-Benz tem autonomia de 250 km
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Adamo Bazani conteúdo
Nenhum comentário:
Postar um comentário