Será, sempre, a angústia
de quem tem um automóvel elétrico: a autonomia. E por muito que se esforcem, os
construtores ainda não conseguiram chegar sequer perto dos motores de combustão
interna e os tempos de recarga são, ainda, longos. A Volkswagen está a fazer um
enorme esforço e o futuro modelo ID tenta anular parte do défice.
A Volkswagen investiu
muito nesta cruzada elétrica, tanto que até desenhou uma plataforma exclusiva
denominada MEB.
Destaca-se pela colocação do motor elétrico no eixo traseiro e das baterias totalmente no fundo da plataforma, permitindo, assim, otimizar o espaço interior. Ou seja, exatamente o contrário de modelos como o VW e-Golf, feito com base numa plataforma pensada para automóveis com motor de combustão interna e tração integral, enfim, nada adaptadas à realidade dos modelos elétricos ou eletrificados.
Destaca-se pela colocação do motor elétrico no eixo traseiro e das baterias totalmente no fundo da plataforma, permitindo, assim, otimizar o espaço interior. Ou seja, exatamente o contrário de modelos como o VW e-Golf, feito com base numa plataforma pensada para automóveis com motor de combustão interna e tração integral, enfim, nada adaptadas à realidade dos modelos elétricos ou eletrificados.
Na plataforma MEB não há
túnel central, pois, a plataforma está pensada para oferecer quatro rodas
motrizes sem ligações físicas, com a colocação de um motor elétrico no eixo
dianteiro e outro no eixo traseiro. Desta forma, pode ser realizado qualquer
tipo de veículo, inclusive 4×4, sem penalizar de alguma forma o habitáculo.
Estabelece a VW, assim, a ponte para os veículos totalmente autônomos.
O ID terá várias opções
de baterias com o simples propósito de oferecer o ID a preços mais acessíveis,
tendo como bitola os preços dos Golf a diesel. Sendo a bateria o elemento mais
caro, de longe, de um modelo elétrico, a VW consegue oferecer vários preços,
mas obrigando o cliente a optar entre preço e autonomia.
Sabe-se que o ID terá uma
potência de 170 CV e uma autonomia de 330 quilômetros e o preço a rondar os 35
mil euros, valor de um Golf 1.6 TDI com 115 CV. Para ter uma autonomia próxima
dos 550 quilômetros, será necessário abrir mais os cordões à bolsa e ficar com
um carro mais pesado e com recarga de bateria em tempos alongados. Seja como
for, o ID com 350 quilômetros de autonomia faz melhor que o Renault Zoe (320
km) e o Nissan Leaf (290 km). A gama ID terá uma versão
de cinco portas, um SUV, uma carrinha e até um furgão. Será uma gama muito
completa que começará a ser revelada já no Salão de Paris, no início de
outubro.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Elétrico ID da VW terá autonomia próxima dos 550 quilômetros
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
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