
Se há uma semana era
a Peugeot com o seu e-Traveller que oferecia pela primeira vez
um modelo 100% elétrico nessa categoria, agora chegou a vez do seu primo-irmão,
o Citroën ë-SpaceTourer. Um modelo da Citroën que conta com a mesma
versatilidade e mobilidade 100% elétrica. Tanto o e-Traveller da
Peugeot como o Ë-SpaceTourer da Citroën, nascidos a partir da
plataforma EMP2, compartilham boa parte de suas peças, de modo que não há
muitas diferenças entre um e outro além do design.
Aqui também encontramos um monovolume que podemos escolher entre três versões diferentes (uma inédita XS de 4.60 m de comprimento, e as conhecidas M de 4.95 m e a XL de 5.30 m) e diferentes opções na hora de configurar um interior que será capaz de acomodar até nove pessoas.

Toda a energia dessas
baterias serve para alimentar um motor elétrico de 136 cv e um torque
de 260 Nm, com os quais se pode alcançar uma velocidade máxima de 130
km/h, disponível em qualquer dos três modos de condução, o Normal (onde
o desempenho se mantém em 80 kW e 210 Nm) Eco (60 kW e 190 Nm)
e Power (100 kW e 260 Nm), este último ideal para garantir bons
desempenhos quando o veículo roda com o número máximo de passageiros a bordo.
Também há dois modos distintos de frenagem regenerativa, um com menor
desaceleração e outro pensado para coletar mais energia.
Para carregar o
ë-SpaceTourer será preciso acessar uma tomada de corrente localizada no
para-lama dianteiro esquerdo e utilizar um dos dois tipos de carregadores
disponíveis. De série este modelo conta com um carregador monofásico de 7.4 kW,
mas de forma opcional podemos dispor de um carregador trifásico de 11 kW.
Com
isso pode-se realizar três tipos de carga diferentes: uma carga doméstica com
uma tomada de 8A ou uma reforçada de 16A para reduzir à metade o tempo de
carga, com uma carga acelerada em um ponto de carga rápida de 32 A
monofásico ou um 16A trifásico, e por último uma carga super-rápida em um
carregador público que permitirá ter o veículo pronto em somente 45
minutos (30 minutos no caso do modelo com a bateria de 50 kWh).
Esteticamente o Citroën
ë-SpaceTourer se distingue de sua versão com motor térmico por detalhes como
o logo azul com o emblema ‘ë’ instalado em uma grade inferior que conta
com um novo desenho e, é claro, a tampa para a entrada de carga, além de
um interior com um console central que dispõe do denominado ë-Toggle
e um quadro de instrumentos exclusivo com toda a informação necessária.
Não
faltará também, é claro, a modularidade própria deste modelo, que permitirá
utilizar distintas configurações para os bancos, todos eles deslizantes,
extraíveis e independentes. O Citroën ë-SpaceTourer
chegará aos concessionários no final deste ano de 2020 e estará
disponível em quatro versões: Feel e Shine para particulares, Business e
Business Lounge para profissionais.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Citroën Ë-SpaceTourer elétrico tm autonomia de 330 km
Publicado no
Verdesobrerodas
Por PlanetCarsz conteúdo
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