A Marcopolo pretende, até
o final deste ano, iniciar testes com a aplicação do grafeno em novos
componentes de ônibus. O objetivo é reduzir o peso total do veículo e ampliar e
garantir a resistência estrutural, como a possibilidade de utilização e introdução
em veículos de motorização 100% elétrica ou híbrida que está ocorrendo na
indústria automobilística mundial.
De acordo com Luciano
Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo, o programa está em fase de estudos
de engenharia e o plano é concluir o desenvolvimento e iniciar testes até o
final deste ano. “Firmamos, no ano passado, uma parceria com a UCS,
Universidade de Caxias do Sul, para o desenvolvimento do material e produção
local em escala industrial.
São testes de ensaios químicos, térmicos e mecânicos, além de testes acelerado de durabilidade em dispositivos que garantem a durabilidade e confiabilidade do produto, representando as condições de utilização de nossos clientes”, analisa Resner. Segundo ele, a empresa vem realizando estudos e pesquisas com o grafeno, também associado ao aço e a diferentes polímeros que poderão resultar em grande ganho de peso.
“Nossos
trabalhos mostram que a liga com grafeno e aço proporciona redução de peso e
melhoria das características mecânicas. Estamos desenvolvendo a sua aplicação
na pintura, com a adição do grafeno em tintas para reduzir camadas, diminuindo
custos e melhorando as características contra a corrosão”, destaca o executivo.
Entre os desenvolvimentos
mais avançados, a Marcopolo está trabalhando também em peças poliméricas,
avaliando a substituição de componentes metálicas por polímeros com a
adição do grafeno, como suportes, em materiais de acabamento, como a estrutura
do porta-pacotes e descansa-pernas, e em alguns componentes estruturais, como
poltronas.
“Deveremos iniciar testes no campo de provas ainda no segundo
semestre deste ano, para apresentar novidades no mercado em 2021”, conclui
Resner.
Um dos grandes desafios
da indústria automobilística mundial está na contínua redução de peso e
elevação da resistência dos componentes e dos veículos como um todo. O outro é
a redução no uso de combustíveis fósseis e nas emissões. Com a crescente adoção
da tecnologia de motorização elétrica e elevado peso das baterias, os fabricantes
têm como meta desenvolver veículos mais leves e, ao mesmo tempo, robustos.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a mobilidade
sustentável
Postagem: Marcopolo poderá apostar em ônibus elétrico
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