
Na linha da frente, uma empresa americana, a SparkCharge, concebeu um carregador modular, que se baseia num sistema de baterias empilhadas, e portátil, significando que pode transportar-se para todo o lado na mala do veículo elétrico ou deslocar-se ao local onde ficamos apeados.
O equipamento está pensado para
atenuar um dos maiores estigmas associados à utilização de automóveis 100%
elétricos, um fenômeno que se designa por “range anxiety”, para ilustrar um
sentimento de ansiedade provocado nos condutores pela autonomia reduzida dos
seus veículos de emissões zero. A solução pode estar nesta nova
geração de carregadores portáteis, que a SparkCharge começará a produzir em
grande escala nos próximos meses, garantido o financiamento no valor de mais de
3 milhões de euros.

Cada módulo de
bateria pesa 22 kg
e tem 3,5 kWh de capacidade, significando que, dependendo do automóvel, o
equipamento, na versão standart, permite um extra de autonomia de cerca
de 22 quilômetros. O suficiente para garantir, na esmagadora maioria dos
casos, o
regresso à casa.
A ideia é tornar a
tecnologia acessível a todos, ajudando a contribuir para a mudança do paradigma
no setor dos transportes. “Tivemos uma demonstração do que é possível com a
adoção de veículos elétricos. Com grande parte do mundo a praticar
distanciamento social e trabalhando a partir de casa registou-se uma queda
abrupta do trânsito nas estradas.
Em Nova Iorque a contaminação atmosférica
diminuiu em 50%, na China assistiu-se a uma redução de 25% nas emissões
poluentes e as emissões de dióxido de nitrogênio em toda a Europa estão a
desaparecer. Necessitamos que as pessoas voltem a trabalhar, mas mantendo estas
melhorias ambientais e o veículo elétrico é fundamental”, lembra Joshua Aviv,
CEO da SparkCharge.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Cidades estão equipadas com carregadores para veículos elétricos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Motor 24 conteúdo
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