Com quatro metros de
comprimento e motorização híbrida (combustão e elétrico), o novo modelo
posiciona-se abaixo do Toyota CH-R e completa a gama dos SUV híbridos da marca
com o Toyota RAV4.
O Yaris Cross é baseado
na mesma plataforma do novo Toyota Yaris – designada TNGA-B (Toyota New Global
Architecture – segmento B) –, mas estruturalmente é mais rígida, tem um centro
de gravidade mais baixo e permite uma melhor optimização do espaço interior.
As linhas de estilo são as de outros utilitários-desportivos da Toyota, mas as formas são particularmente mais pronunciadas, sobretudo ao nível das cavas das rodas. Os farolins traseiros são horizontais como no Yaris, embora o portão traseiro pareça mais largo e mais quadrado.
Mecanicamente, monta um
sistema híbrido de quarta geração que associa um motor a combustão a gasolina
de três cilindros a um motor elétrico, desenvolvendo uma potência combinada de
116 cv. Graças a este conjunto, o Yaris Cross emite apenas 90 g/km de CO2 no
ciclo NEDC (100 g/km para a versão de quatro rodas motrizes designada AWD-i).
No ciclo WLTP, o novo modelo emite 120 g/km de CO2 (135 g/km para a versão
AWD-i).
Para assegurar a tração
às quatro rodas, o motor elétrico está colocado ao nível do eixo traseiro. Mais
compacto e mais leve permite reduzir as emissões de CO2. Intervém sempre que o
piso onde o Yaris Cross circule se torna mais escorregadio, como é o caso das
estradas de neve ou enlameadas.
Nas dimensões, o Yaris
Cross mede 4,18 metros de comprimento (24 cm mais que o Yaris), 1,76 m (mais
2cm) de largura e 1,56 m (mais 9 cm) de altura. A distância entre eixos é de
2,56 m e a distância ao solo tem mais 3 cm que o Yaris. O novo Yaris Cross é
fabricado em Valenciennes (França) e deverá começar a ser comercializado no mercado
europeu só em 2021.
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sustentável
Postagem: Revelado pela Toyota o novo Yaris Cross eletrificado
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Jornal de Negócios conteúdo
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