O mercado automóvel
continua a ser um local com uma concorrência gigantesca, aliás mesmo na
categoria de luxuosos desportivos esta tendência mantém-se. Afinal de contas,
ano após ano as marcas têm de criar novos monstros capazes de superar os
rivais, mas também o próprio modelo já no mercado.
Apesar de toda esta
concorrência entre marcas, muitas empresas optam por utilizar componentes de
concorrentes, incluindo aquela que é muito provavelmente a peça mais importante
no meio disto tudo, o motor.
Mas existe uma lógica por detrás de tudo isto, o dinheiro! é que desenvolver um motor ou outras peças de raiz é simplesmente mais dispendioso do que utilizar um motor que já demonstrou a suas capacidades no mercado, adaptando esses materiais às necessidades da empresa.
Mas existe uma lógica por detrás de tudo isto, o dinheiro! é que desenvolver um motor ou outras peças de raiz é simplesmente mais dispendioso do que utilizar um motor que já demonstrou a suas capacidades no mercado, adaptando esses materiais às necessidades da empresa.
Dito
isto, fique a saber que a Aston Martin tem utilizado os característicos motores
V8 da Mercedes em quase toda a sua gama de veículos. Mas parece que esta
parceria chegou ao fim!
Já não é grande novidade
que a tendência de mercado é ver motores cada mais pequenos a apresentarem cada
vez mais potência, ao ponto de destronar os grandes e ruidosos V8, V10, etc…
nestes carros desportivos. Algo normal, devido às melhorias mecânicas, mas
também a inclusão dos motores elétricos e tecnologias híbridas que permitem
alcançar mais performance mesmo em motores pequenos.
Porém, é preciso ter em
conta que as tecnologias elétricas perdem em pontos chave num desportivo. Sendo estes o som, a
vibração e a pura sensação de “esticar” ao máximo um motor a combustão!
Aliás, a Aston Martin
rege-se assim com o CEO, Andy Palmer, a informar que: “A Mercedes não escondeu
a direção da sua tecnologia de motores, e dito isto, obviamente não prevemos
motores de 4 cilindros nos nossos Astons”.
A Aston Martin confirmou que novo
motor será mais potente que o utilizado no Valhalla!
Em boa verdade, a nova
motorização híbrida V6 terá que produzir mais potência que as atuais ofertas
com o motor AMG. Isto tudo, apesar do tamanho do motor que desde há algum tempo
deixou de ser o fator crucial para apresentar potência. Além do mais o CEO Andy
Palmer garante que a chave está no som dos seus modelos.
Palmer acrescentou ainda que
“Podemos usar o sistema híbrido e o motor elétrico para preencher o torque,
compensando o tamanho do cilindro com o apoio elétrico”.
VerdeSobreRodas, o ponto de encontro com a
mobilidade sustentável
Postagem: Mercado de automóvel foca motorização elétrica
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Leak conteúdo
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