A BYD apresentou em
evento online na China um vídeo da nova bateria Blade, que passou, com sucesso,
no teste de penetração de um prego. Esse procedimento é considerado a maneira
mais rigorosa de testar a avalanche térmica nas baterias.
"Em termos de
segurança da bateria e densidade energética, a bateria Blade tem vantagens
óbvias", disse o professor Ouyang Minggao, membro da Academia Chinesa de
Ciências e professor da Universidade de Tsinghua.
O sedã elétrico Han, da BYD, que será lançado em junho, virá equipado com a bateria Blade. O novo modelo irá liderar a damília Dynasty da marca, ostentando uma autonomia de 605 km e uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos.
O sedã elétrico Han, da BYD, que será lançado em junho, virá equipado com a bateria Blade. O novo modelo irá liderar a damília Dynasty da marca, ostentando uma autonomia de 605 km e uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 3,9 segundos.
Durante os testes de
perfuração com prego, a bateria Blade não emitiu fumaça ou fogo depois de ser
penetrada e a temperatura de sua superfície atingiu apenas de 30º a 60ºC. Nas
mesmas condições, uma bateria de lítio ternária excedeu 500ºC e queimou
violentamente.
Apesar de uma bateria convencional de bloco de fosfato de
ferro-lítio não emitir chamas ou fumaça abertamente, a temperatura de sua
superfície atingiu níveis perigosos de temperatura de 200º a 400ºC.
Isso
significa que os veículos elétricos equipados com a bateria Blade são menos
susceptíveis a pegar fogo, mesmo que sejam severamente danificados.
A nova bateria para
carros elétricos também passou por outras condições extremas de testes, ao
serem esmagadas, curvadas, aquecidas em um forno de 300ºC e sobrecarregadas em
260%. Nada disso resultou em fogo ou explosão. A bateria Blade foi desenvolvida
pela BYD nos últimos anos. As células singulares são colocadas juntas e então
inseridas em um pacote de baterias. Devido à estrutura otimizada do pacote de
baterias, a utilização de espaço do pacote de bateria é aumentada em mais de
50%, em comparação com as baterias convencionais de bloco de fosfato de
ferro-lítio.
Nos últimos anos, muitos
fabricantes de veículos elétricos entraram em uma competição por autonomia
sempre maior. Quando a autonomia se torna o principal fator a considerar, o
foco é transferido então para fabricantes de baterias de alimentação, levando a
buscas irracionais por "densidade energética" no setor de baterias. É
por causa desse foco pouco prático na "densidade energética" que a
segurança ficou marginalizada no desenvolvimento de baterias de alimentação. A
BYD acredita que a nova bateria vai reposicionar a segurança da bateria na
linha de frente.
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Postagem: Sedã elétrico Han da BYD será lançado em Junho 2020
Publicado no
Verdesobrerodas
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