A casa japonesa já tinha
revelado ao AUTOMAIS, no Japão, este sistema “disfarçado” por baixo da
carroceria do Leaf.
No CES 2020, detalhou a cadeia cinemática. Chama-se “e-4orce” e será
a motorização do novo Aryia e de muitos dos futuros modelos da Nissan. Tem dois
motores elétricos, quatro rodas motrizes que a Nissan diz ser “equilibrado,
potência e um comportamento a par de muitos desportivos Premium.”
A Nissan já tinha anunciado que o sistema “e-4orce” incorpora elementos do sistema de divisão de binário do GT-R e do sistema de tração integral do Nissan Patrol. Foi desenvolvido, especificamente, “para gerir a potência de um modelo elétrico e a performance na travagem, para que seja suave e estável.”
Com um motor elétrico em
cada eixo, ambos usando forte regeneração de energia reduzindo assim a condução
aos repelões.
Segundo Takao Asami, vice presidente de pesquisa e
desenvolvimento para a engenharia avançada da Nissan, o sistema “e-4orce” foi
“desenvolvido para oferecer entusiasmo na condução e maior segurança.
Esta
tecnologia permite excelente desempenho em curva e tração em superfícies
escorregadias, além de maior conforto a bordo.”
Como o AUTOMAIS já lhe
tinha contado, apesar de não ter sido possível experimentar o Nissan Leaf com
esta tecnologia no Japão, podemos dizer-lhe que o “e-4orce” tem 308 CV e 680 Nm
de binário. A Nissan não revelou, ainda, nenhuma cifra de performances ou
desempenho energético.
Outro detalhe: o Leaf não
receberá esta mecânica elétrica, pois a Nissan não quer “envenenar” o modelo,
mas será disponibilizada no Aryia e nos modelos que lhe vão suceder. Seja como
for, Ivan Espinosa, responsável pelo planejamento de produto, confirmou em
Tóquio ao AUTOMAIS que estavam a ser pensadas opções de eletrificação para a
família Z e para o GT-R. Sendo certo que um novo 370Z está já pronto – o
AUTOMAIS já o viu – e o GT-R chegará daqui a mais algum tempo.
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sustentável
Postagem: Novo Nissan Aryia terá sistema “e-4orce” e dois motores elétricos
Publicado no
Verdesobrerodas
Por Auto+ conteúdo
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